Partilhar

Como tomar o chá de boldo para emagrecer

 
Por Sara Viega. 26 janeiro 2017
Como tomar o chá de boldo para emagrecer

O boldo é uma planta muito conhecida, principalmente em alguns países da América latina, pelas propriedades medicinais que suas folhas contêm. Elas são de um tom verde intenso e muito aromático, por isso também são muito usadas no âmbito culinário. Mas o uso desta planta é muito recomendado para quem procura perder alguns quilos de forma natural e eficaz. Isso porque suas propriedades ajudam-nos a cuidar do fígado e a eliminar a retenção de líquidos, entre outros aspectos importantes para a nossa saúde.

Continue lendo este artigo do umCOMO onde vamos explicar como tomar o chá de boldo para emagrecer, além de revelar diferentes ervas que pode combinar para potenciar o seu efeito.

Também lhe pode interessar: Como tomar laranja-amarga para emagrecer

Propriedades do boldo para emagrecer

O boldo, conhecido também por outros nomes como boldo-do-chile é uma planta muito característica por seu cheiro cítrico que lembra o limão e a textura da folha de louro. Normalmente, na medicina tradicional, utilizam-se as suas folhas, mas em algumas partes do mundo, principalmente na América do Sul, também se usa sua casca. Entre os componentes desta planta destacamos os seguintes:

  • Boldina
  • Isoboldina
  • Laurotenina
  • Flavonoides
  • Taninos
  • Eucaliptol
  • Ascaridol

Graças a estes componentes, entre as principais propriedades do boldo para a nossa saúde e para perder peso encontramos as seguintes:

  • Cuida e cura do fígado, pois estimula o funcionamento correto da vesícula biliar. Usado em doses adequadas, ajuda a prevenir os cálculos biliares e a depurar este órgão, estimulando a produção de bílis. Ou seja, esta planta tem propriedades coleréticas e colagogas, que ajudam na produção de bile de forma natural.
  • Devido a essa mesma ação sobre nosso fígado, é uma planta indicada para regular o colesterol e combater o fígado gordo. Por isso mesmo facilita a queima de gorduras e é considerado um termogênico natural muito eficaz.
  • Em pequenas doses é digestivo, pois protege o estômago e o intestino e também alivia os gases.
  • Por suas propriedades colagogas é um laxante natural que ajuda a resolver os problemas de prisão de ventre.
  • Graças às propriedades diuréticas, colagogas e coleréticas que esta erva medicinal possui, ajuda a desintoxicar o organismo e a eliminar os líquidos retidos, pois favorece o bom funcionamento do nosso metabolismo basal.
  • É um relaxante e calmante muito bom para pegar no sono.
  • Graças a alguns dos óleos que contém é bom para combater infecções e aumentar as defesas.
Como tomar o chá de boldo para emagrecer - Propriedades do boldo para emagrecer

Chá de boldo para emagrecer

Como acabamos de referir, esta erva é diurética, laxante, desintoxicante e também queima gorduras, por isso é muito comum utilizá-la para perder peso de forma eficaz. Sendo assim, uma das formas mais comuns de tomar esta planta medicinal é preparar um chá com suas folhas secas. Preste atenção às seguintes linhas e descubra como fazer chá de boldo para emagrecer:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas secas
  • 1 xícara de água quente
  • Suco de 1/2 limão

Preparação

  1. Coloque para ferver a água em uma panela.
  2. Quando alcançar o ponto de ebulição retire do fogo e adicione as folhas secas do boldo.
  3. Deixe repousar por 10 minutos para extrair o máximo de propriedades desta planta.
  4. Coe o chá para retirar as folhas e os restos.
  5. Deixe esfriar um pouco o chá antes de tomar e adicione o suco de 1/2 limão.
  6. Se preferir pode adicionar Stevia a gosto, um produto natural que servirá para adoçar sem engordar.

Tome 2 ou 3 xícaras deste chá por dia durante 5 dias seguidos, uma em jejum de manhã, outra antes de comer e, no máximo, outra antes de jantar. Descanse 2 ou 3 semanas antes de voltar a tomar algum chá desta erva medicinal e nunca ultrapasse as quantidades indicadas, pois pode causar problemas no aparelho digestivo e no fígado. Só poderá tomar mais quantidade se seguir um tratamento que inclua boldo sob controle do seu médico.

Descubra neste outro artigo do umCOMO mais formas de tomar boldo além do chá.

Como tomar o chá de boldo para emagrecer - Chá de boldo para emagrecer

Chá de boldo e sene para perder peso

Outra forma de tomar boldo para perder peso é incluir no chá outras plantas medicinais com efeitos similares para conseguir um efeito ainda mais potente. Mas, neste caso, terá que ter cuidado para não exagerar na dose, pois ao ter efeitos maiores pode ter mais facilidade de causar efeitos colaterais, como por exemplo estimular o fígado em excesso ou ter episódios de diarreias.

Tendo sempre em consideração o que referimos anteriormente, uma planta perfeita para combinar com o boldo é o sene. Entre as propriedades do chá de sene encontramos que é muito laxante, diurético, depurativo e desintoxicante, por isso é uma boa opção para reforçar os efeitos do Peamus boldus e perder peso facilmente. Preste atenção às seguintes linhas para saber como fazer chá de boldo e sene para emagrecer:

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de folhas de sene
  • 3 colheres de chá de folhas de boldo
  • 1 litro de água quente

Se comprar o chá em formato comercial, que já vem com a dose pronta, é importante seguir sempre as indicações e usar as doses indicadas na caixinha para preparar o chá.

Preparação

  1. Coloque um litro de água para ferver e quando atingir o ponto de ebulição adicione as folhas indicadas para cada uma das ervas e baixe um pouco o fogo.
  2. Deixe cozinhar por 10 minutos para que as folhas liberem ao máximo as suas propriedades. Além disso, mexa de vez em quando.
  3. Após esse tempo retire a panela do fogo e deixe repousar por 5 minutos.
  4. Quando o chá estiver morno já pode tomar e acrescentar um pouco de Stevia se achar necessário.

Deverá tomar 2 xícaras diárias por 5 dias seguidos, uma em jejum de manhã e outra na hora do lanche, antes de ingerir mais nada. É importante que, após esse tempo, pare de tomar este chá e descanse pelo menos 3 semanas antes de voltar a tomar.

Como tomar o chá de boldo para emagrecer - Chá de boldo e sene para perder peso

Contraindicações do chá de boldo

Apesar desta planta ser boa para nossa saúde geral e ajudar a perder peso facilmente, há alguns casos em que não se recomenda seu consumo. Estas são as principais contraindicações do chá de boldo:

  • Mulheres grávidas ou que suspeitam de uma gravidez.
  • Mulheres lactantes.
  • Crianças com menos de 12 anos de idade.
  • Pessoas com síndrome do cólon irritável, colite ou com propensão a diarreias.
  • Pessoas com problemas nos rins.
  • Pacientes com doenças graves no fígado e/ou avançadas, como cálculos biliares de grande tamanho, cirrose ou hepatite.
  • Pacientes com um tratamento à base de anticoagulantes.

Agora que já sabe como tomar o chá de boldo para emagrecer, pode ser que tenha interesse em descobrir como tomar chá azul para perder peso.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar o chá de boldo para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como tomar o chá de boldo para emagrecer

O que lhe pareceu o artigo?

Como tomar o chá de boldo para emagrecer
1 de 4
Como tomar o chá de boldo para emagrecer

Voltar ao topo da página