Partilhar

Como tratar a osteoartrite ou artrose

Como tratar a osteoartrite ou artrose

A osteartrite ou artrose é uma doença reumática degenerativa que se manifesta quando a cartilagem das articulações se desgasta, debilita e inflama e, portanto, já não protege perfeitamente as extremidades dos ossos. Costuma ser mais frequente à medida que a idade avança, mas a verdade é cada vez mais são pacientes jovens que sofrem dela e, por isso, é tão importante saber de que forma a pode tratar. Apesar de não ter cura definitiva, é possível adotar algumas medidas e corrigir os maus hábitos que melhorarão a qualidade de vida do paciente e evitarão que a doença se agrave de forma considerável. Tome nota dos conselhos deste artigo de umComo e descubra como tratar a osteartrite ou artrose.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a artrose
Passos a seguir:
1

Os principais sintomas da artrose são dor, rigidez, inflamação e deformação da articulação ou articulações afetadas, e perante a mínima suspeita de sofrer desta doença reumática degenerativa deve consultar um reumatologista para uma revisão exaustiva e para receber o tratamento mais indicado. E, como indicamos, uma doença que não tem cura mas o médico pode receitar medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos ou corticoides para reduzir as dores e diminuir a inflamação. Nos casos mais graves e avançados, pode chegar a ser necessária uma intervenção cirúrgica para evitar que a articulação afetada continue se degenerando.

Como tratar a osteoartrite ou artrose - Passo 1
2

Uma das principais recomendações para tratar a osteoartrite ou a artrose é manter um peso corporal adequado e evitar o sobrepeso, pois este faz com que a doença avance mais rapidamente ao existir uma carga excessiva sobre as articulações. Por isso, é fundamental seguir uma dieta equilibrada que seja rica, especialmente, em alimentos que contenham nutrientes bons para favorecer o estado do sistema ósseo e muscular do corpo. Na sua dieta não devem faltar alimentos ricos em ômega 3 (peixe azul), vegetais verdes, frutas ricas em vitamina C, cereais integrais e lácteos baixos em gordura. No artigo Alimentos bons para a artrose poderá encontrar mais opções.

Como tratar a osteoartrite ou artrose - Passo 2
3

Também é necessário cuidar da articulação afetada todos os dias e corrigir certos hábitos posturais que podem chegar a agravar a artrose. Assim, deverá evitar realizar aquelas atividades que lhe gerem dor e adequar tanto o exercício como as tarefas cotidianas às suas capacidades físicas. Também é importante não adotar posições prejudiciais como estar de pé muito tempo, de cócoras, assim como evitar caminhar carregando muito peso.

4

O exercício físico moderado e suave não deve faltar na rotina diária de um paciente com artrose, pois este protegerá a articulação afetada aumentando a força dos músculos e, além disso, impedirá que a mobilidade da pessoa fique reduzida ou chegue até ao ponto de ter que depender dos outros. Atividades como caminhar, andar de bicicleta, fazer natação ou atividades relaxantes e que corrijam a postura como o yoga, o pilates ou o tai chi podem ser excelentes opções.

Como tratar a osteoartrite ou artrose - Passo 4
5

Além das atividades citadas, também há exercícios de reabilitação pensados para cada uma das localizações da artrose que se tornam muito benéficos para reduzir os sintomas desta doença e melhorar o bem-estar do paciente. Pode consultar com o seu médico que tipo de exercícios são os mais adequados para si e começar a praticá-los em casa.

6

Para tratar a artrose, aliviar a dor que gera e reduzir a inflamação articular, também pode recorrer a remédios caseiros eficientes e naturais para isso. Os que oferecem os melhores resultados são:

  • Aplicar um cataplasma de gel frio sobre a articulação inflamada e dorida durante 20 minutos. De seguida, esquente um pouco no microondas e volte a aplicá-la mais uns 5 ou 10 minutos. A combinação de frio-calor é excelente para reduzir as dores.
  • Tomar duas infusões ao dia de plantas como: cavalinha, gengibre, cúrcuma, canela-de-velho ou alecrim.
  • Realizar massagens articulares utilizando óleo de eucalipto, arnica, alecrim ou camomila.
  • A acupuntura é uma terapia que também pode ajudar a aliviar os sintomas da artrose.
Como tratar a osteoartrite ou artrose - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a osteoartrite ou artrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar a osteoartrite ou artrose

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Lucilene
Como melhorar a orteatrose no pé??
jacira g. santarlacci
Como usar o açafrao para tratar a artrose e artrite.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jacira, nesse link pode ver como usar o açafrão para a artrose e artrite: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-usar-o-acafrao-da-terra-em-remedios-caseiros-6324.html

Como tratar a osteoartrite ou artrose
1 de 5
Como tratar a osteoartrite ou artrose

Voltar ao topo da página