Partilhar

Dor na sola do pé, o que pode ser?

Dor na sola do pé, o que pode ser?

Se você sente dor na sola do pé, isso significa que algo está errado, podendo se tratar de uma lesão, trauma, inflamação, entre outras condições. É importante que você não ignore esta dor e a alivie apenas com gelo, pois se a causa da dor não for tratada os sintomas acabarão por voltar. Uma das principais causas e mais comuns de dor na sola do pé é a fascite plantar, que pode ocorrer pelo uso de calçado inadequado. Aliás, muitos dos problemas que podemos sofrer nos pés podem ser devido a um calçado inadequado. Lembre-se que os pés suportam todo o nosso peso e nos levam a todo o lado, por isso você deve cuidar deles adequadamente. Por isso, neste artigo de umComo vamos explicar para você o que pode ser dor na sola do pé, para que você conheça as possíveis causas desta dor.

Também lhe pode interessar: Coceira na sola do pé, o que pode ser?

Fascite plantar

Como já referi no início, uma das principais causas de dor na sola do pé é a fascite plantar. A fascite plantar é uma inflamação do tecido fáscia plantar, que se localiza na sola do pé e que conecta o osso do calcanhar (chamado de calcâneo) aos dedos. Por norma, esta condição ocorre quando existe um uso excessivo da fáscia plantar ou quando ocorre muita tensão. Como consequência, a pessoa sente dor ao caminhar, rigidez e queimação na sola do pé. Esta dor costuma piorar ao dar os primeiros passos pela manhã, depois de ficar muito tempo em pé, depois de fazer atividades físicas intensas ou ao subir escadas.

Causas da fascite plantar

É importante conhecer também o que pode causar a fascite plantar, sendo que o uso de calçado inadequado e o uso de salto alto durante muitas horas seguidas se encontram entre as principais causas. Passar muitas horas de pé, alguns tipos de exercícios físicos como a corrida, a obesidade, o pé chato ou o pé cavo e a idade, principalmente pessoas entre os 40 e 60 anos, são outros dos fatores que podem causar a fascite plantar e, consequentemente dor na sola do pé. Saiba mais sobre as causas da fascite plantar entrando no nosso artigo.

Tratamento da fascite plantar

Uma vez diagnosticada fascite plantar, é importante seguir o tratamento indicado pelo seu médico para se livrar da dor na sola do pé. Por norma, o tratamento indicado para tratar esta condição é à base de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, para minimizar a dor e tratar a inflamação, e fisioterapia. O repouso, o alongamento e o uso de calçado adequado também são outras das recomendações para tratar a fascite plantar. Mulheres devem moderar o uso de salto alto, tentando usar saltos mais baixos e por menos horas. Para além disso, na hora de comprar calçado é importante que seja do tamanho adequado, nem maior nem menor que o tamanho do seu pé e, que ofereçam um bom conforto. Confira também alguns remédios caseiros para tratar a fascite plantar no nosso artigo.

Dor na sola do pé, o que pode ser? - Fascite plantar

Metatarsalgia

Entre as causas da dor na sola do pé também encontramos a metatarsalgia, que se trata de dor nos metatarsos, os ossos que se localizam na parte média do pé e que são responsáveis pelo apoio da ponta do pé. Para além de dor na sola do pé, que piora quando caminha, corre ou flexiona os dedos dos pés, a metatarsalgia também apresenta como sintomas presença de calosidades na parte da frente do pé, formigamento ou dormência nos dedos e dor ao redor do segundo, terceiro ou quarto dedo do pé.

Causas da metatarsalgia

O uso de calçado inadequado ou de salto alto durante muitas horas seguidas está entre uma das principais causas desta condição. Para além disso, atividades de alto impacto, o excesso de peso, o neuroma de Morton, os dedos em garra e os pés cavos também estão entre as causas da metatarsalgia.

Tratamento da metatarsalgia

Dependendo do que estiver causando esta dor nos metatarsos, o tratamento vai ser um ou outro. A fisioterapia e os alongamentos dos músculos da panturrilha podem ser úteis para ajudar a tratar a metatarsalgia. Para além disso, também pode ser recomendável o uso de palmilhas específicas, assim como o uso de calçado adequado e confortável. Se o que estiver causando a metatarsalgia for o excesso de peso, então perder peso pode ser a recomendação a seguir. É importante que siga sempre as recomendações do seu médico para se livrar da dor na sola do pé. Saiba mais sobre como tratar a metatarsalgia no nosso artigo.

Dor na sola do pé, o que pode ser? - Metatarsalgia

Pé chato e pé cavo

O pé chato e o pé cavo também podem causar dor na sola do pé e, tratam-se de variações anatômicas dos tipos de arco da sola dos pés. Um pé cavo carateriza-se por ter o arco mais alto e, por isso há perda de eficiência no amortecimento e absorção do impacto. Enquanto que um pé chato carateriza-se por ter um arco mais baixo ou plano. Estas variações no arco do pé fazem com que a distribuição de carga e o amortecimento do impacto não seja tão eficiente.

Causas do pé chato e pé cavo

A hereditariedade está entre as principais causas do pé chato e do pé cavo. Por isso, se você é corredor e sabe que possui histórico familiar, deve tomar os cuidados necessários para não sofrer nenhum tipo de lesão. Para além disso, lesões e traumas durante a formação do arco também podem causar este tipo de alteração no arco do pé.

Tratamento do pé chato e pé cavo

O tratamento para ambas as condições passa por basicamente fisioterapia e o uso de palmilhas específicas que redistribuem a pressão, retirando a carga nas zonas de dor. Para além disso, o uso de calçado adequado é fundamental, principalmente se for corredor. Neste caso, existem tênis adequados para supinadores e pronadores, por isso deve optar por um destes consoante o seu arco do pé.

Dor na sola do pé, o que pode ser? - Pé chato e pé cavo

Esporão do calcâneo

Caso a dor na sola do pé ocorrer perto do calcanhar, então pode ser causada pelo esporão de calcâneo. O esporão do calcâneo ou esporão de calcanhar ocorre quando há um crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, que causa dor intensa na sola do pé. Também é possível que o esporão do calcâneo não cause qualquer tipo de dor e, aí a pessoa pode sofrer desta condição sem sequer se aperceber.

Causas do esporão do calcâneo

O excesso de pressão sobre o mesmo local, as lesões repetitivas nos ligamentos, músculos ou fáscia plantar, o uso de calçado inadequado, o excesso de peso, a existência de uma deformidade do pé e a prática de atividades físicas de alto impacto estão entre as causas mais comuns do esporão do calcâneo.

Tratamento do esporão do calcâneo

Para ajudar a aliviar o problema, pode ser recomendado o uso de palmilhas específicas, alongamentos diários do pé e, em alguns casos pode ser indicada a cirurgia para remover o esporão. Saiba mais sobre como se librar de um esporão de calcanhar no nosso artigo.

Dor na sola do pé, o que pode ser? - Esporão do calcâneo

Outras causas da dor na sola do pé

Para além das condições indicadas, a dor na sola do pé também pode ser causada pelos seguintes fatores:

  • Tendinite do Aquiles, trata-se da inflamação do tendão Aquilos que se encontra na região do calcanhar.
  • Entorse do pé.
  • Bursite do calcâneo, que é uma inflamação do tendão frande que liga a panturrilha ao calcanhar.

É importante que, para identificar o que está causando a dor na sola do pés você consulte um médico, para que seja realizado um diagnóstico apropriado e indicado um tratamento.

Veja também: Coceira na sola do pé, o que pode ser? - Tipos e causas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dor na sola do pé, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Dor na sola do pé, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
elias
Fiz cirurgia da coluna lombar a dois anos hoje sinto muita dor na sola do pé direito será que isso pode ser por causa da cirurgia???

Dor na sola do pé, o que pode ser?
1 de 5
Dor na sola do pé, o que pode ser?

Voltar ao topo da página