Outros produtos para perder peso

Noz da Índia emagrece?

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 29 março 2017
Noz da Índia emagrece?

A noz da Índia ganhou destaque quando o assunto são os aliados da perda de peso. Não faltaram promessas de que o seu consumo poderia secar até 12 quilos em um mês. Em contrapartida, também houve relatos de intoxicação e até mortes que poderiam ter sido causadas pelo consumo da semente. Se você está confuso diante de tanta especulação, o umCOMO reuniu informações para responder aquilo que você quer saber: afinal, noz da Índia emagrece?

Também lhe pode interessar: Como tomar noz da Índia para emagrecer

Índice

  1. O que se sabe sobre a noz da Índia
  2. Noz da índia faz mal?
  3. Como emagrecer de forma natural

O que se sabe sobre a noz da Índia

A noz da índia é uma semente da nogueira-de-iguape (Aleurites moluccana) que tem cor branca. Seu consumo, além da promessa de emagrecimento, também é indicado pela sua alta concentração de ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, que estão relacionados a uma redução do colesterol.

Há quem diga também que a noz da índia ajuda no combate à celulite, diminui prisão de ventre e até ameniza a ansiedade. O fato é que não existe nenhum estudo científico comprovando esses benefícios, tampouco algo relacionado ao emagrecimento.

Em meio a polêmicas, o que se sabe é que a noz da Índia tem efeitos colaterais de teor, principalmente, laxativo, e é essa perda de água que está relacionada ao emagrecimento rápido. Portanto, na verdade, o que acontece, é que quando a pessoa tem diarreias após consumir noz da índia é, sim, um emagrecimento. Entretanto, uma perda de peso causada pela eliminação de muita água e nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo.

Não existem confirmações científicas ou médicas de que a noz da índia emagrece. Além dos efeitos colaterais laxativos, também foram relatadas após o consumo de noz da índia reações como:

  • Diarreia
  • Taquicardia
  • Dificuldade para respirar
  • Enjoos
  • Inchaço nas pernas
  • Dor de cabeça
  • Dor de estômago
  • Dor muscular
  • Pressão baixa
  • Fadiga

Noz da índia faz mal?

Além dos relatos dos efeitos colaterais nada agradáveis, a Noz da Índia também pode ser perigosa já que pode ser confundida com a semente Chapéu-de-napoleão (Thevetia peruviana), que também é conhecida como "noz da índia falsa" e tem toxidade ao organismo humano comprovada.

A realidade é que no Brasil ambas as sementes são proibidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em qualquer forma de consumo. Mais de 3 casos de mortes tiveram o consumo da semente como elemento suspeito após fortes ataques dos efeitos colaterais.

Médicos também alertam para riscos que vão além dos efeitos colaterais e prejudicam o fígado de forma direta, surgindo o risco de desenvolver hepatite e cirrose - isso quer dizer, que, sim, noz da índia faz mal.

Noz da Índia emagrece? - Noz da índia faz mal?

Como emagrecer de forma natural

Com todas as informações que se tem até agora, podemos concluir que a noz da índia até ajuda o corpo a ficar menos pesado, mas de uma maneira muito arriscada e nada saudável. Trata-se daquele tipo de emagrecimento em que se perde peso rápido e consegue-se os quilos de volta mais rápido ainda. Médicos e nutricionistas oficialmente não recomendam a noz da índia para emagrecer. E não se esqueça que ela é proibida no Brasil.

Se você chegou até esse artigo, deve ser porque você deseja emagrecer de forma rápida e natural, certo? Vamos lá, a verdade é que não existem milagres para alcançar o peso desejado. Todas as alternativas naturais que são tão recomendadas são, nada mais, nada menos do que "ajudas".

Não existe chá, semente ou suco detox que substitua uma boa reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos regularmente. Mas é claro, tudo que é natural e não é proibido, nem considerado tóxico, pode ser consumido com moderação na hora de ajudar a emagrecer e a cuidar da saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Noz da Índia emagrece?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Noz da Índia emagrece?