Partilhar

Como fazer uma reeducação alimentar

Por Sara Silva. Atualizado: 17 junho 2019
Como fazer uma reeducação alimentar
Imagem: jandaiasemprecomvoce.com.br

Com a quantidade de tentações alimentares que existem hoje em dia, torna-se difícil seguir uma alimentação saudável. A comida rápida parece ser a melhor opção para quando não temos tempo de cozinhar, em festas sempre existem sobremesas calóricas a chamar por nós e temos a sensação que os pratos menos saudáveis são os mais saborosos. Por todas estas razões é importante nos submetermos a uma reeducação alimentar, de forma definitiva ou de vez em quando, para desintoxicar o corpo e perder peso. Se você ainda não sabe como fazer uma reeducação alimentar não se preocupe, pois neste artigo umComo.com.br explicamos-lhe tudo!

Também lhe pode interessar: Como ter uma alimentação equilibrada
Passos a seguir:
1

Fazer reeducação alimentar requer força de vontade e capacidade de resistir às tentações, tal como acontece em qualquer outra dieta. No final, se você tiver seguido estas dicas à risca, com certeza notará resultados que lhe irão agradar!

2

Uma das vantagens da reeducação alimentar é que ela não se baseia em mudar radicalmente seus hábitos alimentares, mas sim ensiná-lo a comer de tudo um pouco de forma equilibrada. Assim não deixará de lado seus pratos preferidos e conseguirá perder peso de forma saudável e sem muitos sacrifícios.

Como fazer uma reeducação alimentar - Passo 2
Imagem: daquidali.com.br
3

Comece por recordar os habituais ensinamentos acerca de bons hábitos alimentares. Eles se baseiam na roda dos alimentos e na pirâmide alimentar e, de forma resumida, declaram que o ideal é:

  • Dar preferência às carnes brancas e peixe em vez das carnes vermelhas;
  • Aumentar o consumo de produtos hortícolas e fruta;
  • Beber muita água;
  • Incluir alimentos integrais no cardápio;
  • Reduzir o consumo de gorduras e óleos.
4

Todos nós sabemos isso, o problema é que nos esquecemos e escolhemos ignorar, acabando por desenvolver doenças e engordar. Desta forma, se você quiser levar a cabo uma reeducação alimentar, faça da roda dos alimentos seu manual alimentar e comece comendo saudável todos os dias.

Como fazer uma reeducação alimentar - Passo 4
Imagem: drnatiris.pt
5

Além de controlar o que você come, será igualmente importante que mude seus hábitos alimentares, nomeadamente horários de refeições, quantidades de alimento ingeridas, pausas entre refeições, etc. O ideal é que coma 3 de em 3 horas e pouca quantidade, que mastigue devagar, que defina horários fixos de refeições e que coma pouco antes de ir dormir.

6

Será mais fácil seguir uma reeducação alimentar se você estabelecer cardápios semanais baseados numa dieta e alimentos saudáveis, pois assim não se perderá na tentação de comer "qualquer coisa" só porque está com fome. Se obrigue a seguir esse menu à risca de forma a conseguir os resultados que tanto deseja.

Como fazer uma reeducação alimentar - Passo 6
Imagem: sempretops.com
7

Exemplo de cardápio para um dia:

  • Café da manhã: suco verde acompanhado de pão integral com queijo branco;
  • Lanche da manhã: peça de fruta ou uma gelatina preparada por si;
  • Almoço: salada de macarrão com peito de frango grelhado;
  • Lanche da tarde: iogurte light ou uma barra de cereais;
  • Jantar: salmão ao vapor acompanhado de arroz integral.
8

Aprenda a dividir o prato corretamente, isto é, saiba qual a porção ideal de cada alimento que consome. Muitas pessoas tendem a encher o prato com carne em igual ou maior quantidade que o acompanhamento, mas isso é errado. O ideal é que os legumes e verduras ocupem metade do prato, que os cereais integrais ocupem um quarto e que o restante seja preenchido com leguminosas, carne ou peixe.

Como fazer uma reeducação alimentar - Passo 8
Imagem: fat-new-world.com
9

Deixe os pecados alimentares, tais como bebidas com gás e alimentos calóricos, para o fim de semana ou ocasiões especiais e tente não ultrapassar o limite de 2 pecados semanais. Desta forma você continuará a comer um pouco de tudo mas de forma equilibrada e com moderação - relacionado com isto veja como é a dieta gourmet.

10

Complemente sua reeducação com a prática de exercício físico, muito útil para eliminar as toxinas e calorias que esses pecados alimentares implicam. Além disso o exercício físico está diretamente relacionado com o aumento da qualidade de vida, pois é uma forma saudável de ocupar seu tempo e o fará se sentir mais confiante.

Como fazer uma reeducação alimentar - Passo 10
Imagem: barrigalisa.pt

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma reeducação alimentar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Aconselhamos que consulte uma nutricionista de forma a obter um aconselhamento mais personalizado na sua reeducação alimentar.
  • Ao fim de uma ou duas semanas de bom comportamento alimentar, ofereça a si mesmo uma recompensa, que poderá ser um dos 2 pecados semanais ou a compra de um bem material que deseja.
  • Para a ajudar a dividir o prato corretamente, aconselhamos que adquira um prato ou taça com 3 divisões, onde colocará a quantidade certa de cada alimento.

Escrever comentário sobre Como fazer uma reeducação alimentar

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Vania Colucci
Tenho sobrepeso,ainda mais depois da menopausa,e problemas na coluna,preciso de uma reeducação urgente.

Como fazer uma reeducação alimentar
Imagem: jandaiasemprecomvoce.com.br
Imagem: daquidali.com.br
Imagem: drnatiris.pt
Imagem: sempretops.com
Imagem: fat-new-world.com
Imagem: barrigalisa.pt
1 de 6
Como fazer uma reeducação alimentar

Voltar ao topo da página