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Dieta cetogênica - como funciona? Cardápio e dicas

Dieta cetogênica - como funciona? Cardápio e dicas

Hoje em dia ouvimos falar de tantas novas dietas para emagrecimento, não é mesmo? A vida fit está ganhando cada vez mais adeptos e, nos últimos anos, a indústria de alimentação saudável só tem crescido no Brasil. Uma das dietas bem famosas do momento é a dieta cetogênica, a qual tem algumas controvérsias como também adeptos com resultados fantásticos de emagrecimento. O umCOMO escreveu tudo o que você precisa saber sobre como funciona a Dieta Cetogênica.

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Dieta Cetogênica: como funciona?

Essa dieta funciona basicamente com a redução drástica de carboidratos e aumento razoável de gorduras e proteínas. Isso tudo com um foco principal: a perda de peso. Para muitos especialistas da área médica, essa dieta não é considerada saudável pelo desequilíbrio na ingestão de gorduras e proteínas.

Se você precisa emagrecer rápido, talvez essa seja a dieta ideal, mas é importante que seja realizada por um curto espaço de tempo, já que os períodos prolongados nessa base alimentar podem gerar diversos problemas de saúde, entre eles: câncer, colesterol alto e hipoglicemia. Além disso, é comum as pessoas que estão nessa dieta sentirem enjoos, náuseas, insônia, prisão de ventre, irritabilidade, fadiga e dores de cabeça.

No seu processo, o organismo primeiro vai usar o glicogênio como fonte de energia e, depois disso, a gordura acumulada no organismo. A dieta cetogênica vai fazer que com o corpo elimine o estoque de gordura, já que o consumo de carboidratos, principal fonte de energia, é mínimo. E é isso que faz a pessoa emagrecer.

Mas tem dois problemas nesse processo, o primeiro é que o organismo pode queimar além de gordura, músculos, o segundo é que o processo de queima de gordura libera substâncias chamada corpos cetônicos. São essas corpos que causam o mal-estar citados acima e que também dão o nome à dieta.

O ideal é usar essa dieta como um processo de emagrecimento inicial e, logo, partir para uma reeducação alimentar.

Dica: Confira também como fazer a dieta da proteína!

Dieta cetogênica para câncer

Essa dieta ganhou ainda mais fama pela a sua relação com o câncer, algumas pessoas afirmam que a dieta pode levar ao surgimento de câncer e outras que ela é uma cura para o câncer.

Dizem os que acreditam que a dieta cetogênica pode levar ao surgimento do câncer: devido ao consumo “desregulado” de embutidos, como salsicha, presunto, salame, peito de peru e frango. Esses embutidos possuem nitritos que aumentam as chances de câncer no sistema digestivo. E o excesso de sódio também encontrado nesses alimentos, pode levar à hipertensão arterial.

O outro grupo acredita que a dieta cetogênica ajuda no tratamento do câncer já que as células cancerígenas não sobrevivem junto a aos corpos cetônicos que aumentam no organismo. Contudo, tanto para prevenir como para tratar o câncer é importante ter uma alimentação saudável, com alimentos de boa qualidade e com um consumo baixo e moderado carboidratos.

Dieta cetogênica - alimentos permitidos

Entre os alimentos permitidos na dieta cetogênica estão:

  • Peito de frango
  • Carnes vermelhas
  • Peixes
  • Ovos
  • Carne suína
  • Embutidos
  • Requeijão
  • Cremes de leite
  • Azeite de oliva
  • Manteiga
  • Legumes
  • Verduras verdes escuras
  • Queijos
  • Frutas
  • Castanhas
  • Sementes

Entre os alimentos proibidos na dieta cetogênica estão:

Como em todas as dietas, a cetogênica também conta com uma série de alimentos proibidos. Entre todos eles destacam-se a cerveja e as bebidas ricas em açúcares, o álcool, as frutas, as farinhas, os molhos elaborados com açúcar e o leite. Como você vê, todos os alimentos que contêm uma quantidade elevada de glucídios em sua composição não são permitidos neste tipo de dieta para perder peso. Carboidratos simples (arroz branco, pão branco, massas, batata, açúcar) também, assim como também feijão, soja, ervilha, grão-de-bico e aveia.

Dieta cetogênica - cardápio semanal

Segue abaixo uma ideia de cardápio semanal para dieta cetogênica:

Segunda:

  • Café da manhã: ovos mexidos
  • Almoço: filé de peixe + salada
  • Jantar: filé de frango + salada

Terça:

  • Café da manhã: batida de morango com leite vegetal e farinha de linhaça
  • Almoço: lasanha de abobrinha com carne moída ou abobrinha recheada com carne moída
  • Jantar: omelete com ovos

Quarta:

  • Café da manhã: batida de abacate com leite vegetal e farinha de linhaça
  • Almoço: suflê de atum com brócolis
  • Jantar: filé de frango com salada

Quinta:

  • Café da manhã: panqueca de ovo com ricota e castanhas
  • Almoço: carne com brócolis e aspargo
  • Jantar: frango com palmito grelhado

Sexta:

  • Café da manhã: mix de castanhas com pedaço de queijo
  • Almoço: frango com batata doce
  • Jantar: cogumelos refogados e salada

Sábado:

  • Café da manhã: batida de morango com leite vegetal e farinha de linhaça
  • Almoço: filé de peixe com brócolis e aspargo
  • Jantar: sopa de frango

Domingo:

  • Café da manhã: pedaço de queijo
  • Almoço: frango com brócolis e aspargo
  • Jantar: uma lata de atum com salada

Recomendações: Durante todo o dia beba água e chás verde e de hibisco. Além disso, se sentir fome coma gelatina. Você pode bater um iogurte sem açúcar para dar mais corpo à gelatina ou fazer com um leite vegetal, o que a deixa com um sabor diferente.

Dieta cetogênica - cardápio semanal

Dieta cetogênica cardápio simples

Esse cardápio é bem simples e é possível fazer substituições conforme a lista de alimentos permitidos.

  • Café da manhã: ovos, embutidos como presuntos e peito de peru, manteiga, azeite
  • Lanche da manhã: iogurte proteico ou castanhas
  • Almoço: carne vermelha ou peito de frango, com legumes verdes escuros, manteiga, azeite
  • Lanche da tarde: iogurte proteico ou castanhas (a opção que não consumiu no lanche da manhã)
  • Jantar: salada de folhas escuras e peixes
  • Lanche da noite: gelatina sem açúcar

Vantagens e desvantagens da dieta cetogênica

Tal como todas as dietas, também a dieta cetogênica apresenta suas vantagens e desvantagens, que você deverá conhecer antes de a iniciar e falar com seu médico para se certificar de que ela não apresenta nenhum risco de saúde para si.

Vantagens:

  • Permite emagrecer rapidamente em um mês (cerca de 5 kg por semana);
  • Mais energia e saciação ao longo do dia;
  • Controlo e redução dos picos de insulina;
  • Minimiza a perda de massa muscular.

Desvantagens:

  • Mudança brusca no regime e hábitos alimentares;
  • Ganho de peso rebote no fim da dieta cetogênica;
  • Aumento dos níveis de colesterol (se existir elevado consumo de gorduras saturadas);
  • Tontura, sono, alteração de humor, dores de cabeça e constipação devido à ausência de fibra e carboidratos.
  • A alta formação de corpos cetônicos pode levar ao aparecimento de halitose.
  • Não se recomenda seguir uma dieta cetogênica àquelas pessoas que sofrem de problemas hepáticos, como fígado gordo, ou cardíacos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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Conselhos
  • Comece prestando atenção à tabela nutricional e ingredientes dos alimentos para descobrir quais excluir da dieta.
  • Durante a dieta cetogênica você irá sentir mais sede, pelo que deverá aumentar o consumo de água e chás sem açúcar.
  • Na farmácia você pode adquirir medidores de níveis de cetose no seu organismo, para urina ou sangue.
  • Esta dieta não é indicada para pessoas que sofrem de diabetes, problemas renais, problemas cardiovasculares e com mais de 65 anos.
  • A dieta cetogênica é indicada sobretudo para pessoas se sofrem de obesidade, epilepsia e câncer.

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