Partilhar

Os melhores alimentos anti-inflamatórios

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Os melhores alimentos anti-inflamatórios

São muitas as doenças e condições que podem ocasionar um processo inflamatório no corpo, tanto de maneira externa como interna. De fato, entre as doenças mais comuns da sociedade, encontram-se aquelas que ocorrem com inflamação, tais como artrite, faringite, tendinite, sinusite, conjuntivite, entre outras. Além de tratá-las seguindo as instruções médicas ou fazendo uso de medicamentos de venda livre, é importante incluir na dieta aqueles alimentos com efeitos anti-inflamatórios que contribuam para combater o inchaço e a melhorar o bem-estar do afetado. Para que saiba quais são os mais eficazes, neste artigo do umComo mostramos-lhe uma lista completa com os melhores alimentos anti-inflamatórios.

Vegetais verdes, como a couve e os brócolis

Os vegetais verdes, como a couve e os brócolis, possuem muitíssimos nutrientes essenciais que ajudam o corpo a combater os processos inflamatórios e a melhorar seu estado de saúde.

Por um lado, a couve conta em sua composição nutricional com uma substância chamada quercetina que ajuda a combater a ação dos radicais livres no organismo e diminuir significativamente a inflamação. Além disso, é rica em vitamina C e E e é excelente para tratar especialmente aquelas inflamações que afetam o sistema gastrointestinal. Também se assinalou que as folhas de couve funcionam muito bem como anti-inflamatório tópico, por isso é um bom remédio natural para as inflamações articulares ou musculares.

Por sua vez, os brócolis também contém quercetina e é outra das verduras mais anti-inflamatórias que existem. É muito rico em antioxidantes e ao possuir muitíssimas vitaminas, flavonoides e carotenoides, seu consumo é altamente recomendável por ajudar a combater a oxidação das células, tratar as inflamações crônicas e prevenir o desenvolvimento do câncer.

Os melhores alimentos anti-inflamatórios - Vegetais verdes, como a couve e os brócolis

Frutas anti-inflamatórias

Além de comer bastantes verduras, uma dieta equilibrada e sã também deve integrar o consumo de frutas, pois tal como recomenda a OMS, deveria se comer ao menos umas 5 porções de vegetais e frutas combinados cada dia. No grupo alimentar das frutas, também se encontram poderosos alimentos anti-inflamatórios e os mais destacados são os seguintes:

  • Mirtilos: as altas doses de componentes antioxidantes outorgam-lhe as propriedades anti-inflamatórias. Podem ser favoráveis para combater as inflamações intestinais, inchaços provocados por doenças como a artrite e a gota, além de protegerem o corpo de todas aquelas substâncias que podem causar inflamação.
  • Mamão: é rico em vitamina C e E e um bom alimento para melhorar as digestões e diminuir as inflamações intestinais.
  • Abacaxi: contém bromelina, uma enzima ideal para reduzir as inflamações e reforçar o sistema imunológico.
  • Tomate: seu conteúdo em licopeno faz que seja um poderoso antioxidantes e ajude a combater a inflamação geral do corpo, especialmente a dos pulmões.
  • Cerejas: concretamente as cerejas ácidas são excelentes para aqueles pacientes que sofrem de osteoartrite inflamatória, pois combate os incômodos associados e reduz os sintomas.
Os melhores alimentos anti-inflamatórios - Frutas anti-inflamatórias

Peixes ricos em ômega 3

Um consumo moderado de ácidos graxos essenciais ômega 3 é ideal para manter o organismo em perfeitas condições, já que este tipo de gordura é importantíssimo para reduzir o risco de padecer de doenças coronárias e cardiovasculares. Outra de suas propriedades mais destacadas é que são excelentes para combater a inflamação, sendo especialmente benéficas para diminuir a dor de condições como a artrite ou a doença de Crohn. Além disso, permitem melhorar as funções cognitivas e a saúde cerebral.

As principais fontes de ômega 3 são os peixes azuis como o salmão, o atum, o arenque, a cavala, as sardinhas, etc. É aconselhável consumir umas 2 porções deste tipo de peixes na semana para obter todas suas propriedades saudáveis.

Os melhores alimentos anti-inflamatórios - Peixes ricos em ômega 3

Gengibre

São muitas as propriedades curativas reconhecidas do gengibre, uma raiz considerada como um dos alimentos mais saudáveis que podem ser incorporados à dieta diária. É benéfico para o sistema digestivo, para melhorar a saúde respiratória em caso de resfriados, tosse e gripe, e também uma perfeita opção para tratar as inflamações que provocam algumas doenças crônicas, como por exemplo a artrite. Seus efeitos anti-inflamatório e analgésicos o tornaram uma das melhores alternativas naturais ao ibuprofeno e a outros medicamentos de venda livre.

Pode tomá-lo como uma infusão, acrescentá-lo ralado em algumas das receitas que prepara diariamente ou consumi-lo em pó.

Os melhores alimentos anti-inflamatórios - Gengibre

Cúrcuma

Além do gengibre, outro ingrediente de origem asiática que é um incrível anti-inflamatório natural é a cúrcuma. Trata-se de uma especiaria que funciona perfeitamente como desinflamante e é aconselhada para pacientes com dores musculares e articulares, reumatismo, fadiga crônica, etc. Oferece também propriedades antioxidantes e anticancerígenas.

Pode inclui-la em suas receitas ou para notar seus benefícios de uma forma mais direta, diluir 2 colheradas pequenas de cúrcuma em um copo de água e tomar 2 vezes ao dia. Por outro lado, também pode ir a uma loja especializada na venda de produtos naturais e adquiri-la em cápsulas ou comprimidos.

Os melhores alimentos anti-inflamatórios - Cúrcuma

Outros alimentos anti-inflamatórios

Além de todos os anteriores, há outros alimentos anti-inflamatórios que pode incorporar à sua dieta diária, pois também são opções muito benéficas para a saúde do organismo em geral.

  • Alho e cebola
  • Soja
  • Beterraba
  • Chá verde
  • Azeite de oliva extra virgem
Os melhores alimentos anti-inflamatórios - Outros alimentos anti-inflamatórios

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores alimentos anti-inflamatórios, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Os melhores alimentos anti-inflamatórios

O que lhe pareceu o artigo?

Os melhores alimentos anti-inflamatórios
1 de 7
Os melhores alimentos anti-inflamatórios

Voltar ao topo da página