Alimentos para o Sistema Imunológico

Quais são os melhores alimentos reguladores

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 5 fevereiro 2021
Quais são os melhores alimentos reguladores

Os vegetais são alimentos que possuem uma série de funções para o organismo. Por serem ricos em vitaminas, minerais e fibras fazem o intestino trabalhar melhor, fortalecem o sistema imunológico, ajudam na digestão e na circulação do sangue, eles são os alimentos reguladores. Para saber quais são os melhores alimentos reguladores e apostar neles com mais frequência no dia a dia, o umComo.com.br fez uma seleção. Confira a seguir.

Também lhe pode interessar: Quais os melhores alimentos para o cérebro

Passos a seguir:

1

Para a sorte de todo mundo, a lista dos melhores alimentos reguladores é grande e assim não tem desculpa para não incluir diariamente algumas opções em todas as refeições do dia. Se isso não for feito, os riscos para a saúde são reais, como a falta de apetite e de memória, irritabilidade, gengivas sangrando, cabelos e unhas fracos e outras consequências danosas. A laranja é um deles e não só porque é rica em vitamina C, mas também por ser fonte de ferro, fósforo, cálcio, vitamina A e do complexo B.

2

Outra fruta bastante presente nos lares e que é um ótimo alimento regulador, é a banana, que além de ser famosa por ser fonte de potássio, conta com fibras e vitamina C e A. A maçã, também comum no dia a dia, é rica em fósforo, ferro, niacina e vitaminas B1 e B2, além da sua casca conter pectina, um aliado do combate do colesterol ruim. Já o abacaxi se destaca porque além de vitaminas B1, C e A, é rico em fibras. Todas essas frutas possuem ainda alta quantidade de água.

Quais são os melhores alimentos reguladores - Passo 2
3

O mamão, por sua vez, possui cálcio, fósforo, ferro e as vitamina do complexo B, A e C. Embora com todas elas seja possível preparar sucos e mesmo vitaminas, o mais indicado é comê-las e não bebê-las. Além de possuírem mais fibras quando inteiras, ao se tornarem sucos o organismo não as identifica como calorias ingeridas, prejudicando quem quer perder peso. A pera também não pode faltar no dia a dia, pois além de ser rica em fibras, vitaminas do complexo B, A e C, também conta com magnésio, potássio, cálcio e ferro.

4

Assim como o mamão, todo mundo sabe que a ameixa é outra grande aliada do intestino, mas, além disso, essa fruta possui flúor, magnésio, cálcio, fósforo, ferro e uma grande variedade de vitaminas: B1, B2, B3, B6, C, A e E. O caqui é mais um alimento regulador, por ser rico em água, além de proteínas e licopeno, que ajuda no combate ao câncer, mas não é só isso, tem ainda cálcio, ferro e as vitaminas B1, B2, E e A.

5

Embora existam outras frutas importantes para a dieta, chega a hora de citar alguns legumes essenciais para o organismo. Entre eles, o chuchu, que assim como o tomate são, na realidade, frutas. Ele é rico em água, mas também em fibras, potássio, ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A e C. Já o tomate se destaca pelo licopeno, mas tem ainda ácido fólico, potássio, cálcio, vitamina C, A e as do complexo B.

6

A cenoura é outro alimento regulador, porque além de betacaroteno, importante para a saúde dos olhos e da pele, é fonte de fósforo, cálcio e potássio, além de vitaminas B2, B3, C e A e muita fibra. Já o brócolis se destaca pelo cálcio que possui, mas também pelo teor de fibras e pelas vitaminas C, A, potássio, ácido fólico e selênio. A abobrinha também não pode faltar, inclusive, pelas vitaminas do complexo B e pela niacina que possui. Enquanto isso, o pimentão é fonte de vitaminas do complexo B, A e C, bem como cálcio, fósforo e potássio.

Quais são os melhores alimentos reguladores - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores alimentos reguladores, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Quais são os melhores alimentos reguladores