Hemocromatose

Quais os sintomas de excesso de ferro

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais os sintomas de excesso de ferro
Imagem: saudesemlimite.com.br

O excesso de ferro no corpo humano é tóxico e pode provocar inúmeros sintomas, além de outras complicações. Geralmente causado quando se estende o tempo de uma terapia com ferro, o excesso de ferro também pode ser resultado de alcoolismo crônico ou hemocromatose hereditária. Entre os sintomas do excesso de ferro podemos citar os mais comuns como a diferente coloração que a pele assume, predisposição para cirrose, infertilidade, diabetes e insuficiência cardíaca.

Para saber mais sobre os sintomas, causa e tratamento, não deixe de ler nosso artigo sobre quais os sintomas do excesso de ferro, em umComo.

Também lhe pode interessar: Como diminuir o excesso de ferro no sangue

Índice

  1. Causas do excesso de ferro no corpo
  2. Diagnóstico do excesso de ferro no corpo
  3. Causas do excesso de ferro no corpo
  4. Tratamento para o excesso de ferro

Causas do excesso de ferro no corpo

O acúmulo excessivo de ferro no corpo pode ter origens genéticas, hereditárias, em casos de hemocromatose ou anemia prolongada. Também pode ser causado por transfusões de sangue, tratamentos com ferro em quantidades e tempo excessivos; dietas ricas em ferro - nestes casos leva-se mais tempo para reconhecer os sintomas.

Diagnóstico do excesso de ferro no corpo

O diagnóstico do excesso de ferro pode ser realizado a partir de análises de sangue, assim como o paciente, os seus parentes também devem ser analisados. Isso ajuda a saber se o excesso tem origem hereditária ou não. Se este for o caso, os parentes devem ser alertados, para que lhes possam providenciar a dieta adequada.

O exame realizado é chamado de hemograma e deve ser realizado uma vez por ano, por toda a população, e duas vezes para aqueles que possuem hemocromatose ou qualquer anomalia na absorção de ferro.

Causas do excesso de ferro no corpo

Os sintomas do excesso de ferro no sangue podem aparecer em pessoas de qualquer idade, mas é mais fácil identificá-los em pessoas acima dos 40; enquanto mais difícil no caso dos bebês. Os principais sintomas do excesso de ferro no sangue são:

  • Dores abdominais;
  • Impotência;
  • Infertilidade;
  • Cansaço, Fraqueza;
  • Inchaço;
  • Atrofia testicular;
  • Anomalias nos ciclos menstruais;
  • Perda de peso;
  • Queda de cabelo;
  • Arritmia cardíaca.

Além destes sintomas também é possível notar uma leve mudança na coloração da pele, adquirindo um tom que varia entre acinzentado e azulado.

Quando o excesso de ferro no sangue ocorre após os 40 anos de idade, o risco de sofrer uma lesão hepática é ainda maior, podendo causar, também, o aumento de gordura, endurecimento ou câncer de fígado, além de cirrose.

Tratamento para o excesso de ferro

Para tratar o excesso de ferro no corpo o tratamento deve consistir numa forma de retirar, em primeiro lugar, o ferro do corpo do indivíduo e depois tratar dos órgãos potencialmente afetados pelos sintomas do excesso de ferro.

O ferro pode ser removido através de um processo de flebotomia, que configura um procedimento de retirada periódica de sangue. A frequência deste procedimento varia consoante a gravidade da doença; geralmente deve ser realizado de duas a três vezes por semana até que se note uma diminuição dos sintomas da excesso de ferro.

Além da flebotomia, o paciente também deve alterar a sua dieta, não só para reduzir os níveis de ferro no corpo mas também para favorecer uma recuperação dos órgãos afetados pelo excesso de ferro. Deve-se evitar alimentos ricos em ferro e vitamina C, pois a vitamina C favorece a absorção de ferro, algo que não queremos pra este momento. Estes alimentos devem ser trocados por aqueles ricos em cálcio, como o leite, por exemplo. Bebidas alcoólicas não devem de forma alguma ser consumidas, tal como suplementos que contenham ferro.

Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas de excesso de ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: saudesemlimite.com.br
Quais os sintomas de excesso de ferro