Partilhar

Quais são as causas da hérnia de hiato

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as causas da hérnia de hiato
Imagem: media.philly.com

A hérnia de hiato é produzida quando um fragmento da parte superior do estômago atravessa o diafragma através do hiato, abertura que se encontra no interior deste músculo abdominal e por onde o esôfago passa. As causas em si que provocam o aparecimento desta patologia são confusas, no entanto, já que é produzida porque o tecido do diafragma se encontra notavelmente debilitado, os motivos que desencadeiam esta anomalia devem ser analisados para tentar prevenir a hérnia. Se quer conhecer as causas da hérnia de hiato, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Como prevenir a hérnia de hiato
Passos a seguir:
1

A hérnia de hiato pode ser produzida por uma anomalia congênita no hiato, isto é, que o paciente nasça com um defeito nesta abertura que favoreça o deslizamento do estômago para a cavidade torácica. Quando isto acontece, costuma-se falar de hérnia diafragmática congênita. Durante a gestação o diafragma do bebê não se forma corretamente e é possível que, através do hiato, passe qualquer víscera abdominal (estômago, baço, intestino, etc.) para a cavidade torácica. Geralmente esta é uma doença isolada que se produz em uma quantidade mínima de casos.

2

Uma das causas mais comuns da hérnia de hiato é o envelhecimento. Com o tempo, o diafragma (assim como todo nosso corpo) se deteriora e acaba se debilitando, favorecendo o deslizamento do estômago e da união gastroesofágica para o tórax. É por isso que, a partir dos 50 anos de idade as probabilidades de sofrer deste tipo de hérnia aumentam consideravelmente.

3

A tosse crônica é outra das causas comuns deste tipo de patologia. Em situações normais a ação de tossir já significa um sobre-esforço para a cavidade torácica, mas quando se torna crônica, este esforço se multiplica, debilitando o diafragma e favorecendo a criação da hérnia de hiato. Lembre-se que o diafragma é o principal músculo do sistema respiratório.

Quais são as causas da hérnia de hiato - Passo 3
Imagem: elcorreodelsol.com
4

As pessoas que sofrem de obesidade são mais propensas a sofrer de uma hérnia de hiato, já que o diafragma e todos os órgãos do abdômen se encontram pressionados devido ao aumento do nível de gordura. Quando isto acontece, a pressão força o estômago a passar pelo hiato e a atravessar o diafragma, causando a hérnia.

5

Todas as pessoas que sofrem de prisão de ventre realizam um sobre-esforço constante na parte abdominal na hora de defecar, algo que produz uma pressão dentro do abdômen e favorece a passagem do estômago através do hiato.

6

Em menor medida, o estresse e o tabagismo também foram detectados como causas da hérnia de hiato. É fundamental manter uma alimentação equilibrada para evitar a obesidade e a prisão de ventre e fazer exercício para liberar todas as tensões acumuladas durante o dia, conseguindo prevenir as causas da hérnia de hiato e evitando esta patologia.

Quais são as causas da hérnia de hiato - Passo 6
Imagem: aztecanoticias.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da hérnia de hiato, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são as causas da hérnia de hiato

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Cida meira
Oi, fui operada do esôfago no ano de 2000, ele fechava por dentro e inchava por fora, o México retirou uma parte do esôfago e substituí por um pedaço do meu diafragma, está voltando um pouco dos sistemas, como dor no peito e ingasgando até com água, acha que deve procurar um médico de novo? Quase morri na cirurgia com 30 anos,tenho pressão alta, com remédio 12x16 a assim vai.. Kkk, ou seguir os conselhos de fazer exercícios, e mudar alimentação? Obrigada Cida

Quais são as causas da hérnia de hiato
Imagem: media.philly.com
Imagem: elcorreodelsol.com
Imagem: aztecanoticias.com
1 de 3
Quais são as causas da hérnia de hiato

Voltar ao topo da página