Partilhar
Partilhar em:

Quais são as causas das alucinações hipnagógicas

Passo a Passo
Avaliação: 5 (8 votos)
1 comentário
1 vez partilhado
 
Quais são as causas das alucinações hipnagógicas

No momento em que uma pessoa está a ponto de dormir ou de acordar, ou seja, na passagem do estado de sono-vigília, é quando se podem ter as alucinações hipnagógicas, visões e distorções sonoras que afetam a percepção da realidade.

Este tipo de transtorno mental ocorre durante o estado de consciência que se conhece como "Hipnagogia", isto é, o estado que vai da vigília ao sono e no qual o que se percebe pode estar alterado por nossa mente. Em umComo queremos ajudar você a entender um pouco melhor este transtorno indicando a você quais são as causas das alucinações hipnagógicas.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas da insônia
Instruções:
1

Uma das possíveis causas das alucinações hipnagógicas encontra-se na saúde mental das pessoas que sofrem desta alteração da realidade. É verdade que nem todas as pessoas que têm alucinações estão doentes, mas uma grande maioria apresenta algum tipo de transtorno do sono que pode ser consequência do aparecimento das alucinações hipnagógicas.

Os transtornos que podem provocar este tipo de alucinação são:

Neste artigo de umComo ajudamos você a saber como reconhecer as alucinações.

2

Outra das causas das alucinações hipnagógicas pode ser a falta de sono ou um horário irregular na hora de dormir que pode fazer com que apareçam estes transtornos na hora de perceber a realidade. Quando não se dorme o suficiente, os neurônios podem provocar ilusões na mente da pessoa fazendo, assim, com que apareçam as alucinações.

Em umComo contamos para você como tratar a insônia para tentar vencer as alterações da realidade que pode produzir a falta de sono.

3

Quando uma pessoa consome drogas ou bebe em excesso também podem aparecer as alucinações hipnagógicas já que a percepção da realidade fica alterada pelo consumo de substâncias estupefacientes. Este tipo de alucinações aparece, sobretudo, no caso de um consumo muito elevado destas substâncias, já que superam o nível de toxicidade que o nosso corpo e mente pode tolerar.

4

Outra das causas das alucinações hipnagógicas é a ansiedade, uma alteração dos nervos que pode acarretar a alteração do sono. A atividade neuronal habitual de nossa mente pode ficar alterada pela ansiedade e predispor que algumas pessoas sofram de alucinações antes de dormir.

É importante tentar acalmar a ansiedade antes de dormir para poder conciliar o sono e não sofrer destas alucinações, por isso em umComo oferecemos a você as melhores infusões para aliviar a ansiedade.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são as causas das alucinações hipnagógicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Quais são as causas das alucinações hipnagógicas

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Anderson Nakanome
Eu tenho quase certeza que estou com esse distúrbio! Durante a noite, enxergo coisas estranhas, desde aranhas ou insetos andando pela parede ou até mesmo criaturas com formas estranhas andando pelo teto do quarto, geralmente me levanto assustado e saio do quarto, quando me dou conta percebo que nada daquilo era real. É também já houve casos de eu me levantar no meio da noite e fazer coisas estranhas como tirar a lampada e colocar na mesa do quarto, e quando foi no dia seguinte me lembrei que fiz aquilo mas não sabia dizer o porquê.
Daiane
Anderson, eu sou exatamente assim como vc descreveu, além dessas coisas eu vejo pessoas, sombras, rostos bem na frente do meu, escuro barulhos etc etc etc. Faço tratamento com psiquiatra, recomendo vc ir, pq com o tempo vai piorando.
Boa sorte!!!

Quais são as causas das alucinações hipnagógicas
Quais são as causas das alucinações hipnagógicas