menu
Partilhar

Tratamentos caseiros para parar de roncar

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 27 novembro 2017
Tratamentos caseiros para parar de roncar

Ninguém gosta de ter que ouvir a pessoa do lado roncar durante a noite, mas quem costuma sofrer ainda mais com esse problema é a própria pessoa que ronca, mesmo que ela nem perceba por estar dormindo. No entanto, o hábito de roncar não deixa que o indivíduo tenha um sono de qualidade, deixando-o com sono no dia seguinte, além de outras dificuldades que pode acarretar. Embora existam remédios para resolver a situação, há diferentes tratamentos caseiros para parar de roncar, os quais podem até mesmo serem mais eficientes. Para saber quais são eles, veja as dicas que o umCOMO reuniu sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como parar de roncar naturalmente

O que pode causar o ronco

Entre os variados tratamentos caseiros para parar de roncar, o mais indicado é que a pessoa com o problema opte por aqueles que a ajude, principalmente, a tratar a causa do seu ronco, uma vez que são muitas as razões que levam os indivíduos a respirar com ruído durante o sono. Quanto ao motivo, são inúmeros e incluem tanto a obesidade e os problemas respiratórios, como sinusite, rinite, adenoide e desvio de septo, quanto o consumo de álcool em excesso, o tabagismo, a postura incorreta ao dormir e até mesmo a idade e alguns medicamentos.

Uma dica para saber qual é a causa do problema é alguém observar a pessoa que ronca enquanto dorme. Se o indivíduo ronca de boca aberta, mais provavelmente, sofre com algum problema de garganta. Já se a boca permanece fechada, o problema pode estar associado à língua e, por consequência, ao sobrepeso. Essa relação acontece porque o normal é que ao deitar de barriga para cima ocorra o relaxamento do dorso da língua e da musculatura, causando uma vibração. No caso da pessoa ser obesa, a quantidade de gordura na região do pescoço é maior, assim, ao relaxar a língua, o excesso de gordura causa uma vibração mais intensa ao espirar, provocando o ronco.

Tratamentos caseiros para parar de roncar - O que pode causar o ronco

Tratamentos para ronco causado por problemas respiratórios

Quem sofre de problemas respiratórios que se intensificam durante os meses quentes do ano, devido ao ar que se torna mais seco, pode apostar em um tratamento caseiro e simples muito eficaz. Ele consiste em deixar uma bacia com água no quarto ao longo da noite, assim, o ambiente fica menos seco e evita que a garganta seque, atrapalhando a passagem de ar e causando o ronco. Da mesma forma é possível deixar também um copo de água ao lado da cama.

Quando o problema respiratório for uma congestão nasal, o mais indicado é fazer inalações com vapor do eucalipto. Nesse caso, o recomendado é, antes de ir deitar, adicionar cinco gotas de óleo essencial de eucalipto em um litro de água, em uma panela, levar para o fogo e deixar ferver. Quando levantar fervura, basta desligar o fogo e inalar o vapor por alguns minutos. O mesmo pode ser feito com folhas de eucalipto. Para tornar o procedimento mais eficiente uma dica é colocar uma toalha sobre a cabeça, para reter mais vapor. Se achar melhor, pode colocar o conteúdo dentro de uma bacia.

Quem estiver com alguma irritação na garganta, alergia ou constipação que esteja causando o ronco pode ainda apostar no gargarejo com hortelã. Para tanto, basta colocar uma gota de óleo essencial de hortelã em um copo com água e fazer gargarejos, antes de dormir. Também se pode fazer um chá de hortelã para realizar os gargarejos ou apenas beber o chá antes de dormir. Apenas cuide para não engolir o líquido, apenas gargareje com ele e depois cuspa.

Tratamentos caseiros para parar de roncar - Tratamentos para ronco causado por problemas respiratórios

Exercícios vocais para tratar o ronco e cuidados ao dormir

Os exercícios vocais são outros aliados no combate do ronco, sendo que uma dica de exercício consiste em repetir as vogais do alfabeto por três minutos, sempre com o cuidado de deixar a língua sobre os dentes da frente. Depois, é preciso levar a língua para trás, fechar a boca e enrugar os lábios por alguns segundos. O exercício pode começar com poucas repetições e ir aumentando gradativamente. Recomenda-se que ele seja realizado ao menos uma vez por dia.

Outro exercício que funciona como tratamento para o ronco é escovar a língua com a escova de dentes, fazendo movimentos da frente para o fundo. Depois, é preciso colocar a língua para trás, até que encoste no céu e no fundo da boca. O próximo passo é erguer a língua até o céu da boca e tocar nos dentes da frente e, em seguida, engolir em seco e pronunciar a letra A. Após, é necessário erguer o lábio inferior o máximo que puder em direção ao nariz, segurar e relaxar. Por fim, fazer força com o maxilar para baixo enquanto ele é empurrado para cima com a mão.

Quanto aos cuidados ao dormir, é importante dar preferência a algumas posições, que evitam o ronco, como dormir de lado. Por outro lado, é melhor não dormir de barriga para baixo tampouco de barriga para cima. No caso de se deitar de costas, o problema está que essa posição facilita a descontração da base da língua e de outras partes da boca, o que prejudica a passagem de ar, causando o ronco. De barriga para baixo, a respiração também fica prejudicada.

Tratamentos caseiros para parar de roncar - Exercícios vocais para tratar o ronco e cuidados ao dormir

Alimentos para tratar o ronco e estilo de vida

A alimentação também possui a sua importância na hora de combater o ronco. Entre os alimentos que ajudam a parar de roncar, um deles é o mel, porque trata problemas na garganta, que podem desencadear o ronco, ao liberar as vias respiratórias. O azeite de oliva, assim como o mel, possui ação anti-inflamatória, por isso, usá-lo diariamente para temperar a salada pode reduzir o ronco. Da mesma forma, recomenda-se temporariamente não consumir produtos lácteos, os quais aumentam o muco na garganta, o que também pode causar o ronco.

Indica-se que seja reduzido, inclusive, o consumo de carnes vermelhas, dando preferência ao peixe. Isso porque a gordura saturada encontrada nos cortes gordos pode provocar leves espasmos, que inflama as vias nasais, atrapalhando o sono e causando o ronco. Outra dica é preferir as carnes de cortes magros e as aves. Os chás também são aliados no combate ao ronco, como o feito com alho ou cebola. Para preparar, basta descascar e fatiar um dos dois, e levar para o fogo com um litro de água e deixar ferver por 15 minutos. Depois que amornar pode ser bebido e adoçado com mascavo. Eles funcionam porque ajudam a secar o nariz, reduzindo a congestão nasal.

O chá de gengibre e de sálvia são outras dicas de chá, porque são ervas anti-inflamatórias, que ajudam no tratamento de problemas do sistema respiratório. Para o chá de sálvia basta fazer uma infusão com algumas folhas e água fervendo. Já para o de gengibre, um pedaço deve ser fervido dentro da panela com água. Uma alimentação saudável, variada e equilibrada também trata o ronco, inclusive, se a razão do problema está no excesso de peso. É importante ainda praticar atividades físicas. Além disso, comer demais antes de dormir pode estimular o ronco.

Vale dizer ainda que já que entre os motivos do ronco está o tabagismo e o excesso de álcool, nada melhor do que reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o fumo, dessa forma, a preocupação com o ronco vai ser menor, sem a necessidade de ter que usar remédios que podem funcionar somente por algum tempo. Por fim, é importante lembrar a importância de manter o quarto sempre limpo, pois a poeira e demais sujeiras atrapalham a passagem de ar pelas vias aéreas e podem causar o ronco.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como dormir com barulho - conselhos eficazes!

Tratamentos caseiros para parar de roncar - Alimentos para tratar o ronco e estilo de vida

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamentos caseiros para parar de roncar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Tratamentos caseiros para parar de roncar
1 de 5
Tratamentos caseiros para parar de roncar

Voltar ao topo da página