Os óleos essenciais

Quais são as propriedades do óleo essencial de menta

Quais são as propriedades do óleo essencial de menta
Imagem: manual idades.innatia.com

Em aromaterapia, o óleo essencial de menta é um dos mais utilizados, pois além de ser um ótimo relaxante, conta com muitos efeitos terapêuticos muito benéficos para a saúde tanto física como mental. A essência de menta oferece um cheiro de mentol muito forte e quando recém-extraída apresenta um cor verde ou amarelo claro. Se deseja saber de que forma pode se beneficiar dela e quais são as propriedades do óleo essencial de menta, continue lendo este artigo de umComo.

Passos a seguir:

1

As propriedades expectorantes são as mais destacadas do óleo essencial de menta e graças a elas, é um bom produto natural para tratar problemas do sistema respiratório. Ajuda a aliviar os sintomas próprios de algumas doenças, como bronquites, anginas, catarros, gripe, tosse, etc. Para isso, os vapores são excelentes. Basta acrescentar três gotas de óleo de menta em água quente e fazer inalações. Além de exercer uma ação refrescante, também é uma ótima opção para reduzir a febre.

Quais são as propriedades do óleo essencial de menta - Passo 1
Imagem: saludactiva.info
2

Outras propriedades do óleo essencial de menta são as analgésicas e antissépticas. Tais propriedades o tornam uma solução eficaz para combater dores de cabeça, enxaquecas e doenças musculares. Podem ser aplicados absorventes frios com óleo de menta na parte dolorida. Além de aliviar o incômodo, relaxará a área.

3

Também por meio do uso externo, o óleo essencial de menta alivia o congestionamento linfático, sendo excelente para combater o inchaço e o peso das pernas ou os edemas causados por problemas circulatórios.

4

Também fornece benefícios a nível digestivo, sendo útil para aliviar casos de indigestão, cólicas, dores estomacais, espasmos intestinais, flatulências, vômitos, etc. Para estes casos, o melhor é fazer uma massagem abdominal com uma gotas de óleo de menta ou preparar e tomar uma infusão de menta.

Quais são as propriedades do óleo essencial de menta - Passo 4
Imagem: siemprehermosas.com
5

Caso sofra de insônia ou estresse, o óleo essencial de menta pode servir de ajuda para eliminar tensões, relaxá-lo/a física e mentalmente, combater o cansaço e melhorar a concentração.

6

Para finalizar com as propriedades do óleo essencial de menta, devemos indicar que atua favoravelmente sobre a pele em caso de acne, inflamações, varizes, dermatites, coceira, etc. É importantíssimo que antes de aplicá-lo, o óleo essencial tenha sido diluído ou misturado previamente com óleos vegetais, assim não causará nenhum tipo de dano à pele.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades do óleo essencial de menta, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Helio Souza de Oliveira
gostaria de saber a quantidade de folhas de menta e a quantidade de óleo de amendoas para se fazer o óleo essencial.
MARIA MENDES
ESTOU APRENDENDO A FAZER OLEOS PARA MEU SPA ESTOU ENCANTADA COM A VOSSA AJUDA ..MUITO OBRIGADA SÃO MUITO BONS E BEM DE FAZER
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom saber que a informação foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: manual idades.innatia.com
Imagem: saludactiva.info
Imagem: siemprehermosas.com
1 de 3
Quais são as propriedades do óleo essencial de menta