Partilhar
Partilhar em:

Remédios caseiros para a candidíase - tratamentos naturais!

Remédios caseiros para a candidíase - tratamentos naturais!

A candidíase é uma infecção que se manifesta pelo excesso do fungo Candida Albicans. Essa infecção pode aparecer em qualquer região do corpo, em qualquer idade, independente do sexo. Entretanto, tem uma incidência mais habitual nas mulheres. Nas partes íntimas femininas essa infecção causada pelo desequilíbrio da flora vaginal é popularmente conhecida como candidíase vaginal. Para tratar candidíase, o ideal é sempre procurar ajuda médica, mas, para quando isso não for possível, o umCOMO reuniu informações sobre remédios caseiros para a candidíase.

Iogurte para tratar candidíase feminina

O iogurte é um dos remédios caseiros para a candidíase vaginal mais conhecidos. Seu teor probiótico ajuda a combater as infecções causadas por fungos ao mesmo tempo que regula a flora vaginal, ele equilibra as bactérias e fungos naturais dessa parte do corpo e os mantém sob controle evitando então a candidíase.

O iogurte natural também é recomendando para tratar candidíase na gravidez, uma complicação comum para gestantes. Já que durante a gestação alguns medicamentos não são recomendados pois podem prejudicar o feto.

Como usar iogurte para tratar candidíase

  1. Para usar o iogurte como tratamento para candidíase, é importante que ele seja natural e sem açúcar;
  2. Retire o iogurte com alguma antecedência da geladeira para que a temperatura muito fria não cause incômodo;
  3. Preencha uma seringa vaginal
  4. Ou, molhe um absorvente interno no iogurte natural;
  5. Introduza o conteúdo da seringa na vagina ou coloque o absorvente interno e utilize por 3 horas;
  6. Faça isso 2 vezes ao dia por 3 dias seguidos;
  7. Para não deixar a calcinha molhada, utilize um absorvente ou protetor diário.

Alho e cebola contra candidíase

Certos alimentos ajudam a prevenir e também melhorar os sintomas da candidíase. Alho e cebola são bem conhecidos para esses casos pelas suas propriedades antifúngicas e antibacterianas. O ideal é consumi-los em maior quantidade do que na rotina e preferencialmente crus.

Dois dentes de alho crus ao decorrer do dia são uma boa dosagem para tratar candidíase. Se você não consegue consumi-los crus, prepare uma pasta de iogurte com alho amassado e aplique na área afetada.

Vinagre para acabar com candidíase

O vinagre é famoso por ajudar no no equilíbrio do pH corporal. Com isso e suas enzimas, ele acaba sendo eficaz no tratamento da candidíase e não deixa que as bactérias cândidas se desenvolvam além do ideal para a flora corporal para aquela parte do corpo.

Como usar vinagre para tratar candidíase

Existem diferentes maneiras de usar o vinagre no tratamento contra a candidíase. Execute a que te parecer mais viável.

  • O vinagre de maçã é o mais indicado para esse tipo de tratamento. Em hipótese alguma utilize o vinagre de vinho pois o pH é muito ácido!
  • Cerca de 3 vezes por dia, faça banho de assento por 15 a 20 minutos com 4 colheres de vinagre branco para meio litro de água morna;
  • Ou, tome 1 copo de água morna diluído com 1 colher (sopa) de vinagre de maçã antes de cada refeição;
  • 2 vezes por dia, faça uma compressa de 15 minutos de vinagre de maçã sobre a área afetada.

Como tratar candidíase com bicarbonato de sódio

Não faltam usos do bicarbonato de sódio para problemas cotidianos, um deles é no tratamento da candidíase. O uso do bicarbonato nas partes íntimas ajuda a regular o pH local e controla a proliferação das bactérias. Seu uso com esse objetivo deve ser feito da seguinte maneira:

  1. Lave a região afetada normalmente com água corrente;
  2. Em uma bacia ou bidê, misture 1 colher de bicarbonato em 1 litro de água morna que já foi fervida;
  3. Sente-se de forma que a área afetada fique em contato com a solução;
  4. Deixe agir por até 25 minutos;
  5. Recomenda-se fazer esse procedimento até 2 vezes ao dia enquanto os sintomas estiverem incomodando.

Óleo de orégano para tratar candidíase

Dentre os vários benefícios do óleo de orégano está o combate às infecções fúngicas, como a cândida.

  • Ele pode ser aplicado diretamente na área afetada: 2 vezes por dia, 3 gotas de óleo misturadas com 1 colher de azeite;
  • Ou, 2 vezes por dia, tomar 1 copo de água misturado com 3 gotas de óleo de orégano.

Chás para tratar a candidíase

Os chás são sempre excelentes aliados nos tratamentos caseiros. Com a candidíase não é diferente:

  • Chá de uva-ursina para candidíase no homem: prepare uma infusão de 1 xícara de água quente para 2 colheres de folhas de chá de uva-ursina. Após 5 minutos de repouso, coe as folhas e tome o chá quando já estiver morno com uma temperatura suportável. Tente beber pelo menos 3 vezes por dia. Confira como tratar a candidíase peniana com mais detalhe nesse outro artigo do umCOMO.
  • Chá de Pau D'Arco para candidíase intestinal: para a candidíase intestinal, recomenda-se infusão de Pau D'Arco, que também é conhecido como a casca do ipê amarelo. Basta deixar 2 colheres de sopa da casca em água fervente, coar e tomar até 3 vezes por dia.
  • Chá de poejo para candidíase oral: a candidíase na boca pode ser controlada com chá de 1 colher (sopa) de poejo após 15 minutos em água fervente. Umedeça um algodão no chá e passe sobre a boca até 4 vezes por dia.

Para mais tratamentos naturais para a sua saúde íntima, recomendamos o artigo Tudo o que você precisa saber sobre ginecologia natural.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a candidíase - tratamentos naturais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a candidíase - tratamentos naturais!

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para a candidíase - tratamentos naturais!
1 de 6
Remédios caseiros para a candidíase - tratamentos naturais!