Por que baixam as plaquetas


Por que baixam as plaquetas

As plaquetas são responsáveis pela correta coagulação do nosso sangue, permitindo que ele circule sempre de forma adequada pelo nosso corpo, coagulando quando é preciso parar uma hemorragia e prevenindo ao mesmo tempo a formação de coágulos desnecessários, que possam tampar artérias importantes.

Um nível normal de plaquetas varia entre 150.000 e 450.000, mas esta contagem pode ser reduzida por causa de determinadas doenças, colocando em risco a nossa saúde. Por que baixam as plaquetas? Em umComo.com.br explicamos-lhe isto detalhadamente.

Instruções
  1. O descenso anormal de plaquetas é conhecido em medicina como trombocitopenia. Esta condição pode produzir um sangramento anormal e, em casos bem mais graves, quando as plaquetas atingem um nível inferior a 10.000 por milímetro cúbico, desencadear hemorragias internas que podem pôr em risco a vida do paciente.

    O primeiro passo para evitar que isto ocorra é fazer uma consulta com um hematologista se tivermos uma contagem baixa de plaquetas, pois é importante descobrir a causa desta condição.

  2. Uma das causas mais comuns de plaquetas baixas nos países com clima tropical, chuvas abundantes e propensão às águas paradas é a infecção causada pela Dengue. Outras doenças bacterianas ou infecciosas como o HIV também podem produzir uma contagem baixa de plaquetas.

  3. A deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico é uma das razões frequentes pelas quais as plaquetas baixam. Nestes casos basta realizar uma alteração na alimentação e hábitos do paciente para elevar a contagem até um nível normal.

  4. Doenças como a anemia aplástica, a cirrose hepática, a mielodisplasia ou a leucemia fazem com que a medula óssea não produza plaquetas suficientes, levando a um descenso em sua contagem e fazendo com que o paciente sofra de trombocitopenia.

  5. Alguns tratamentos médicos, como é o caso da quimioterapia, também fazem com que as plaquetas baixem.

    Aqueles que sofrem de determinados transtornos são também propensos a ter plaquetas baixas já que estas são descompostas no baço ou no fígado. Pacientes com trombocitopenia imune ou não imune produzida por medicamentos, púrpura trombocitopênica imune ou trombótica ou coagulação intravascular disseminada, por exemplo, apresentam um nível baixo de plaquetas.

  6. Aumentar o número de plaquetas é possível, mas os resultados dependerão da origem do descenso, algo que é indispensável saber para agir de forma adequada. Nos casos de doenças bacterianas ou infecciosas, o tratamento específico em cada caso fará com que aumentem os níveis de plaquetas para eliminar a trombocitopenia.

    Se o problema for uma deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico devem ser feitas as alterações adequadas na alimentação. Em casos de problemas na medula óssea, leucemia, transtornos, queda de plaquetas por causa de medicação e cirrose hepática, as indicações de um especialista, que oferecerá alternativas a depender do caso de cada paciente, deverão ser seguidas ao pé da letra.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a por que baixam as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre por que baixam as plaquetas:


                

15 comentários


22-10-2014 cinara coelho saraiva disse:
tenho trobose venosa profunda,minha plaqueta baixarao tenho medo de morrer,sou nova muito bonita n me conformo
22-10-2014 cinara coelho saraiva disse:
perda de peso,minha plaquetas estao baixas,tem muito haver
21-08-2014 GISELE ALESANDRA MACHADO disse:
minhas plaquetas estao com resultados 88,000/mm
26-08-2014 Sara Viega disse:
Olá Gisele, suas plaquetas estão baixas, para aumentar entre nesses links e siga as indicações: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html Obrigada pelo comentário e continue a visitar-nos! ;)
12-08-2014 ivanessa disse:
minha esta com a plaqueta baixa que alimento vc surgira pra ela consumir
14-08-2014 Sara Viega disse:
Olá Vanessa, nesse link você pode ver que alimentos deve comer para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos :)
31-05-2014 tereza kajui prado disse:
eu descobri que tenho plaqueta baixa de mais 4.500 e tudo que me que fala que e bom mas ñ sobe extrair dois dente fiquei a noite toda sangrando tenho que tomar vitamina pra minha imunidade estou tentando descobrir mas ainda ñ eu tenho trombocitopenia e tenho muito cansaço e um pouco de anemia eu estou com tristeza por isso me ajuda me mande uma solução do que faço desde ja obrigada
24-09-2014 Dr Antonio Damasio Dantas disse:
vc ser encamuhada imediatamente a um hematologista pra estudar com carinho seu caso .
25-05-2014 adenilson ferreira disse:
adenilson disse estou com as plaquetas baixa 3.200 estou correndo algum risco?
07-05-2014 eliane disse:
minhas plaquetas estão 143.estou correndo algum risco?
11-01-2014 Antonieta Ratti disse:
Tenho as plaquetaas baixas. A bactéria H-pylory pode ser a causa?
24-09-2014 Dr. Antonio Damasio Dantas disse:
Não obrigatoriamente.Não sei o numero que suas plaquetas chegaram, mas é prudente consultar um hematologista pra seu caso .Não demore pois o caso pode ser simples a complicado.
28-11-2013 maria jose aguiar santos disse:
quero sabe ae quem tem tirode na garganta tem plaquentas baixas
17-10-2013 Administrador Umcomo.com.br disse:
Eliane em nome da equipa, muito obrigado pelo seu comentário. Vamos continuar a fazer o nosso melhor!! Valeu!!!
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom