Benefícios da fruta

Benefícios do suco de uva

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 26 outubro 2017
Benefícios do suco de uva

A uva é uma fruta deliciosa que conta com um sabor doce e suave que pode ser encontrada em duas variedades: preta e branca. O uso mais popular da uva realiza-se em vinhas, combinando o suco de uva com um toque de álcool, criando assim, desde muitos séculos, deliciosos vinhos que têm acompanhado muitos pratos ao redor do mundo e satisfazendo inúmeros paladares.

Embora o seu uso mais comum seja o de marinar alimentos em forma de vinho, o suco de uva por si mesmo conta com muitos benefícios para o organismo, por isso em umComo.com.br explicamos para você com detalhes os benefícios do suco de uva para que o adicione à sua dieta e aproveite seus benefícios.

Também lhe pode interessar: Benefícios do suco de toranja

As propriedades das uvas

A uva em sua variedade preta é muito rica em potássio, o que colabora com a transmissão e geração de impulsos nervosos. O potássio, além disso, é excelente para fortalecer a atividade muscular e favorecer o equilibro de água no organismo.

A variedade de uva branca por sua vez conta com uma maior quantidade de açúcares, favorecendo a ingestão calórica ao corpo. Também apresenta uma boa quantidade de fibra, ajudando a regular o trânsito intestinal e a reduzir a presença de colesterol no organismo ao contribuir com a absorção de gordura.

Ainda que este fruto conte com benefícios para o organismo, sua quantidade de açúcar deve ser tida em conta, por isso as pessoas com diabetes ou resistência à insulina devem moderar sua ingestão e equilibrar bem a presença de carboidratos na dieta quando ingerirem estas frutas. Se sofrer de alguma destas condições, consulte seu médico antes de ingerir suco de uva.

Benefícios do suco de uva - As propriedades das uvas

Propriedades do suco de uva

Embora esta fruta conte com grandes benefícios em si mesma, como suco conta com uma grande faixa de benefícios medicinais, os quais atualmente são utilizados para combater diversas doenças ou beneficiar o organismo em diversos aspectos.

Alguns dos benefícios do suco de uva que vale a pena destacar são:

  • Esta bebida, bem como a fruta inteira, é uma grande fonte de antioxidantes, por isso causa efeitos muito positivos no cuidado da pele e atrasa o envelhecimento celular graças à sua propriedade de combater a formação de radicais livres.
  • Devido a um antioxidante conhecido como flavonoide na sua estrutura, colabora com a diminuição do colesterol, por isso diminui o risco de contrair doenças cardiovasculares, reduz a pressão arterial e ajuda a normalizar o fluxo sanguíneo.
  • Com o consumo do suco de uva pode-se evitar a prisão de ventre graças à presença de fibra em sua composição. Causa um efeito laxante que regulariza o trânsito intestinal, especialmente ao consumir sua casca e sementes.
  • O suco de uva é utilizado para limpar o sangue, pois conta com fortes propriedades antibacterianas e antivirais, o que reduz a possibilidade de contrair infecções e vírus.
  • Devido ao seu conteúdo de vitamina C, beber suco de uva ajuda a combater a gripe ao mesmo tempo que fortalece o seu sistema imunológico. Por isso é amplamente utilizado como remédio caseiro com o objetivo de melhorar a sua saúde geral.
  • O suco de uva também é um grande aliado para combater as incômodas enxaquecas. Tomar suco de uva pela manhã sem açúcar alivia notoriamente este mal-estar.
  • Por último, um dos seus benefícios mais incríveis se dá perante sua capacidade de prevenir o câncer, isto porque conta com fortes antioxidantes e compostos fenólicos que previnem o envelhecimento celular, fortalecem a vitalidade das células e neutraliza os efeitos destrutivos dos radicais livres, reduzindo assim as chances de se formarem células tumorais.

Veja também: Qual é a quantidade ideal de uva passa por dia

Benefícios do suco de uva - Propriedades do suco de uva

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do suco de uva, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios do suco de uva