Políticas farmacêuticas

Como saber se um remedio é tarja preta

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se um remedio é tarja preta
Imagem: portalmidia.net

Existem diversos tipos de remédio que são vendidos nas farmácias do mundo. Remédios muito simples, como a Aspirina ou o Dramin, ou remédios de composição complexa e até remédios viciantes, como Rivotril, Ritalina e Xanax. Uma maneira de identificação dos remédios e da sua capacidade de vício ou dependência são as tarjas em suas caixas. Existem remédios sem tarja, existem remédios de tarja vermelha e também existem os remédios de tarja preta. Para descobrir finalmente como saber se um remédio é tarja preta, leia esse artigo que umComo escreveu.

Também lhe pode interessar: Como parar de tomar remédios tarja preta

Passos a seguir:

1

Primeiramente, é importante saber que todos os remédios tarja preta são controlados por receita médica. Ou seja, se um remédio é tarja preta e um médico não te receitou, você não conseguirá ter acesso tão cedo. Os remédios tarja preta são remédios de alto teor de dependência e por isso existe um controle tão rígido sobre sua distribuição, venda e arrecadação. É importante ressaltar também que a falsificação de receitas médicas é crime e que você pode ser preso. Todas as receitas médicas brasileiras são controladas federalmente para que não haja qualquer tipo de fraude.

2

Os remédios se diferem dos remédios sem tarja e dos remédios tarja vermelha por possuírem uma tarja escura sobre sua caixa. É muito fácil saber se um remédio é tarja preta graças à sua embalagem curiosa, que tem cerca de um terço do espaço recoberto por um bloco preto. Isso é a tarja preta que existe sobre os remédios tarja preta, não sendo à toa esse nome. Na imagem abaixo, vemos o remédio Rivotril. Observe a tarja preta que circunda a embalagem, indicando o alto potencial de dependência que esse ansiolítico e tranquilizante pode causar.

Como saber se um remedio é tarja preta - Passo 2
Imagem: achesuarep.com.br
3

Outro método de identificação do remédio tarja preta é buscando na internet. Se você buscar em qualquer mecanismo de pesquisa a tarja do remédio você encontrará, por exemplo, "Rivotril é tarja preta?". Com essa pesquisa você encontrará uma resposta através de sites especializados em remédios e medicamentos que informarão, inclusive, a receita necessária para a aquisição dessas substâncias controladas.

4

Os remédios tarja preta são geralmente remédios de cunho psicoativo, como tranquilizantes, ansiolíticos, antiparanóicos, estimulantes da concentração, calmantes dentre outros que afetam diretamente o comportamento e o funcionamento do corpo e da mente humana. Se você acha que você tem alguma problema psicológico que pode ser tratado com remédios, consulte um psiquiatra e veja se realmente há a necessidade de consumir essas drogas.

5

É importante ter em consciência que o abuso de remédios de tarja preta é, por exemplo, a maior causa de overdoses do mundo. A oxicodona, um remédio anestésico feito à base de ópio, mata 70 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde. Esses remédios são altamente danosos para a sua saúde mental se usados em abuso e podem causar abstinências fatais. O uso desses remédios deve ser controlado e qualquer tipo de indício de dependência deve ser tratado pelo início, para que a situação não se torne pior e chegar ao ponto irreversível.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um remedio é tarja preta, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: portalmidia.net
Imagem: achesuarep.com.br
1 de 2
Como saber se um remedio é tarja preta