Partilhar

Como tomar mangostão

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar mangostão

Para aproveitar os benefícios que o mangostão (ou mangostin) traz para o seu organismo existem diferentes formas de incorporá-lo em seu dia a dia. Esta fruta procedente de países do sudeste asiático como Tailândia ou Camboja é conhecida como "a rainha das frutas" devido às grandes propriedades que contém e que ajudam a deixar o nosso corpo mais saudável e protegido contra doenças como o câncer. Neste artigo de umComo contamos a você como tomar mangostão para aproveitar ao máximo os benefícios desta fruta exótica.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades do mangostão
Passos a seguir:
1

O nome científico desta fruta é Garcinia mangostana mas, de forma mais comum, é conhecida como mangostão ou mangostin. Sua origem é tailandesa e trata-se de uma das frutas com mais benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de fitonutrientes que funcionam como antioxidantes, além de proteger o nosso corpo para evitar as mutações celulares que poderiam desenvolver um câncer. Por isso, um dos principais motivos do sucesso do mangostin é que é um ingrediente natural que pode evitar o câncer.

2

A forma mais comum de tomar mangostão é fazendo um suco com esta fruta. Sabe-se que o suco de mangostin ajuda a prevenir e a tratar o câncer, no entanto, ao ser uma fruta não pode ser considerada como se fosse um medicamento; ou seja, o mangostin pode servir como complemento a um tratamento paliativo contra o câncer mas nunca ser usado como um remédio. No entanto, as pessoas que não têm câncer podem sim ser beneficiadas por um alimento preventivo contra o desenvolvimento desta doença por seu grande valor de xantonas.

Recomenda-se tomar diariamente cerca de 100 mililitros de suco de mangostão para dar ao seu organismo grandes propriedades e defesas para fortalecer o seu DNA, reduzir os tumores (se houverem), reduzir as células cancerígenas e os radicais livres. Portanto, tome suco de mangostin todos os dias para deixar o seu corpo mais forte e protegido.

Como tomar mangostão - Passo 2
3

Outra forma de tomar mangostão consiste em fazê-lo em sua forma natural, ou seja, comer a fruta fresca. Para fazê-lo terá que partir a fruta pela metade para ser mais fácil tirar a casca; depois, extraia os gomos brancos com a ajuda de uma faca ou um garfo. É importante que a resina que está na casca da fruta não toque no interior da mesma, pois o seu sabor é amargo e estragaria o original.

4

Também pode tomar mangostão incorporando esta fruta em suas receitas culinárias; por exemplo, pode adicionar pedaços desta fruta exótica em uma salada variada ou fazer sobremesas com este ingrediente: cremes, bolos ou uma deliciosa mousse são boas formas de aproveitar todos os benefícios da fruta e desfrutar do seu extraordinário sabor.

Como tomar mangostão - Passo 4
5

Já lhe explicamos como deve tomar o mangostin e incorporá-lo na sua dieta para aproveitar todos os benefícios deste ingrediente, mas a seguir vamos detalhar quais são as propriedades do mangostão para que descubra como pode ser bom para a sua saúde.

  • Sistema imunológico mais forte. O mangostão tem muitos antioxidantes entre os quais se encontra a vitamina C e E, sendo uma fruta perfeita para prevenir o nosso organismo de infecções e ficar mais forte e saudável.
  • Neutraliza os radicais livres. Sua alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória faz com que o mangostin neutralize os radicais livres de oxigênio, atrasando o envelhecimento celular e prevenindo o desenvolvimento de doenças degenerativas do organismo.
  • Drenagem linfática. O mangostin ajuda o nosso corpo a eliminar os resíduos, portanto ajuda a desintoxicar o nosso sistema linfático.
  • Ajuda a emagrecer. Se você beber suco de mangostão diariamente estará ajudando a regular o hormônio cortisol, que estimula os depósitos de gordura do corpo conseguindo reduzi-los e perdendo peso.
  • Previne o câncer. Uma das propriedades mais destacadas do mangostão é que tem uma grande quantidade de xantonas, um componente que contribui para fortalecer o organismo e potenciar o não desenvolvimento de mutações celulares que causam o aparecimento de câncer. Além de como medida preventiva também pode ser usado como complemento no tratamento contra o câncer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar mangostão, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como tomar mangostão

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
marilza figreredo guedes
depois que usei a fruta pela primeira vez fiquei curiosa sobre a utilidade da casca, por isso, resolvipesquisar sobre ela e reproduzi uma muda. se possivel, quanto mais informaçoes tiver sobre ela, mais satisfeita ficarei.


Editor umComo.com.br
Oi, Marilza. Neste artigo você encontra várias informações sobre as propriedades do mangostão: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-propriedades-do-mangostao-18511.html
Joaquim C. Dourado
Resido em Rondonópolis MT. Á RUA OTAVIO PITALUGA, BAIRRO JARDIM DA MATA. tenho profundo interesse em , alem de comer a fruta, tomar o suco, pois sou informado do seu teor nutritivo. Mas como nesta região não se encontra, desejaria ser imformado como adquerir, como comprar, forma de pagamento etc, bem como o preço, por fruta ou caixas
DOMINGOS PEDRO
SERA QUE A AGUÁ MISTURADA COM A CASCA DE MANGUSTÃO FAZ MAL
A sua avaliação:
Emilia Rosa Jesus
gostaria de ter mais informações sobre o mangostão para saude
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Emilia! Pode encontrar todas as propriedades do mangostão para a saúde aqui: https://saude.umcomo.com.br/artigo/quais-sao-as-propriedades-do-mangostao-18511.html

Como tomar mangostão
1 de 3
Como tomar mangostão

Voltar ao topo da página