Partilhar
Partilhar em:

Como tratar a bactéria enterobacter cloacae

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (248 votos)
9 comentários
12 vezes partilhado

A bactéria enterobacter cloacae vive no trato gastrointestinal dos seres humanos como parte de uma população microbiana normal, ajudando a realizar a digestão. Mas às vezes produz infecções oportunistas, por exemplo quando baixam as nossas defesas, e em outras ocasiões a infecção é por contaminação externa.

Esta bactéria pode produzir infecção no trato urinário, em feridas cirúrgicas (infecção nosocomial quando é produzida no hospital) e bacteremia (infecção no sangue). Em umComo.com.br veremos como tratar a bactéria enterobacter cloacae.

Também lhe pode interessar: 8 doenças causadas por vírus e bactérias
Instruções:
1

O tratamento da infecção por enterobacter cloacae é principalmente administrar antibióticos, mas já que costuma desenvolver resistências e o antibiótico deixa de fazer efeito para essa bactéria, costuma-se administrar combinações de dois ou mais fármacos.

Geralmente realiza-se um exame no paciente, chamado de antibiograma, para saber a que antibióticos a enterobacter cloacae é sensível e a quais é resistente. Deste modo o médico pode tratar mais eficazmente a infecção.

2

O mais habitual é tratar estas infecções com antibióticos betalactâmicos (piperacilina tazobactam) com uma duração de 5 a 14 dias de tratamento, fluoroquinolonas (ciprofloxacino) de 7 a 14 dias ou aminogluscósidos (gentamicina) de 7 a 10 dias.

A enterobacter cloacae é resistente à Cefalosporina.

3

Para as infecções mais graves, os antibióticos são administrados por via intravenosa a cada seis ou oito horas até que a temperatura diminua ou por via intramuscular. Depois administra-se por via oral.

4

Se a infecção chega ao sangue (bacteriemia), pode produzir-se um choque e níveis baixos de tensão arterial, por isso, costuma-se administrar líquidos intravenosos tais como o soro salino fisiológico, uma solução com uma concentração do 0'9% em cloro de sódio (ClNa) ou o soro glucosalino (glucosa ao 2'5% e cloruro de sódio ao 0'45%).

5

Toda a infecção costuma produzir febre, dor e mal-estar geral. Para estes sintomas, é recomendável tomar analgésicos e antipiréticos como o paracetamol, 1 grama a cada 8 horas em adultos sem patologia prévia, abundante ingestão hídrica, pelo menos 2 litros de água por dia já que a febre faz perder muitos líquidos e sais minerais, e repouso pois nosso corpo está lutando contra a bactéria e precisa de todos os recursos e energia possíveis para isso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar a bactéria enterobacter cloacae, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se acha que pode ter uma infecção por enterobacter cloacae, não deixe de ir ao seu médico para que possa fazer um tratamento com antibiótico.
  • Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário.
Comentários (9)

Escrever comentário sobre Como tratar a bactéria enterobacter cloacae

9 comentários
A sua avaliação:
manoel carvalho
a bacteria enterbacter cloacae ela transmissivel
TEREZINHA DE JESUS MOTTA
ESTOU COM ESSA BACTÉRIA, FIZ O EXAME DE URINA E FOI CONSTATADO, ESTOU TOMANDO CIPRO O MÉDICO PEDIU PARA TOMAR POR DEZ DIAS. MINHA FILHA ACHA QUE PEGUEI A BACTÉRIA NO BANHEIRO DO HOSPITAL ONDE MINHA MÃE ESTÁ INTERNADA É POSSIVEL? A GENTE PODE PEGAR EM OUTRO LUGAR?
Jane
Oi acabei de saber que foi visto no meu exame de urina essa bacteria o urologista ele nao receitou o antibiotico me encaminhou para um infectologista mais consegui consulta imediata consegui para 20 dias é perigoso precisa ser urgente ...estou com o cateter mais ele disse que nao pode retirar enquanto nao começar o tratamento ..no meu exame de urina deu superior a 100.000 UFC/ml me ajude estou preoculpada será que é grave se posso esperar esses dias para passar com o infectologista
marina
tem cura?
geraldo rizzo
Em 2008 me submeti a artrodese lombar , no sexto dia fui liberado, e já em direção a minha cidade Maceió, comecei a me sentir enjoado, no 15º dias, começou a sair um líquido amarelo com pus, o médico em Recife mandou que eu retornasse imediatamente. Ele disse que era uma infecção e que se não conseguisse controlar seria necessário reabrir a cirurgia e foi o que aconteceu depois de 29 dias internado sem conseguir controlar a infecção foi feito uma limpeza pois era uma festa de colonias dentro segundo o médico . Não sei se tem alguma coisa a ver mais, minha vida acabou com relação a coluna, dores constantes, pressão alta, diabetes e artrose severa com osteoporose. A pergunta é a seguinte essa bactéria pode estar relacionada com infecção hospitalar por manejo de instrumentação ???
GEUSA ONOFRE
MINH MAE FEZ UMA CIRURGIA NO QUADRIL,E SEGUNDO OS MEDICOS ELA PEGOU ESSA BACTÉRIA...MAME FICOU EM ESTADO DE COMA,,,SEM MOVIMENTOS E MUITO SONOLENTA,MAMAE É IDOSA,84 ANOS.....É NORMAL PERDER A CONSCIENCIA,O QUE FAZER NESSE CASO?ELA ESTA TOMANDO ANTIBIOTICO,MAS NAO ESTA FAZENDO EFEITO...TEM MUITA FEBRE....POR FAVOR ME ORIENTE,,,MAMAE ESTA INTERNADA....E SE ALIMENTA POR SONDAS,,,ESTA NO OXIGENIO...NAO SABEMOS MAIS O QUE FAZER....
João Luis
Pesquisei porque estou, neste exato momento, internado fazendo o tratamento da bendita bactéria! Achei o artigo muitíssimo interessante e parabenizo o autor pelo conteúdo
Sara Viega
Olá João, que bom saber isso! Muito obrigada e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Mario Almeida
o médico me receitou 4 caixas de ciprofloxacino de 500mg cada um com 14 comprimidos. esta correto? vi na descrição que o maximo é 14 dias
Suely Rodrigues
Ola, muito boa materia, eu ja tive ha uns dez anos atras FAECALIS e consegui me livrar com uso do Vermifugo ZENTEL , hoje em dia ha dois anos luto contra Escherichia Coli,nao consigo me livrar ja tomei muitos Betalactamios, mas ja foi descoberto o problema. Cirurgia para (suspender a bexiga) a minha infecção devido ao tempo tornou-se resistente, e é sempre o mesma bactéria. Peço se possivel informações sobre - FAECALIS, e E. COLI.