Partilhar

Faz mal beber água enquanto come?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Faz mal beber água enquanto come?
Imagem: minidetki.ru

A água é a bebida que mais benefícios oferece ao nosso corpo, além de ser a mais saudável por não conter calorias nem açúcares acrescentados, sempre que se trate de água mineral. Muitas dietas afirmam que a ingestão de água durante as refeições produz uma sensação de saciedade conseguindo, assim, comer menos quantidade de alimentos e, portanto, favorecer a perda de peso. Por outro lado, existem muitas pessoas que precisam da ingestão de um pequeno gole de água para facilitar o ato de engolir a comida. Mas, é realmente bom beber durante as refeições? Continue lendo este artigo de umComo e descubra se faz mal beber água enquanto come.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios de beber água
Passos a seguir:
1

Os médicos nutricionistas recomendam ingerir uma quantidade diária de água que oscile entre 1,5 e 2 litros para que nosso organismo se mantenha em perfeitas condições e esteja corretamente hidratado. O ideal seria consumir a dita quantidade ao longo do dia, isto é, racioná-la. No entanto, a maioria das pessoas só bebe água justamente antes de comer, durante ou logo após acabar, fato que lhes leva a se perguntar se é o correto.

2

Pois bem, vários estudos realizados por organizações de nutrição demonstram que ingerir grandes quantidades de água durante a comida pode favorecer a dissolução dos sucos gástricos, cuja principal função é a de eliminar as bactérias dos alimentos. Este é um dos mitos que envolvem a ingestão de água durante as refeições e levam à crença popular de que tal ato é nocivo para o organismo. Não obstante, repetimos, é necessária uma quantidade desmedida de água para que isto ocorra, por isso em quantidades moderadas não provoca este efeito.

3

Por outro lado, os especialistas nutricionistas asseguram que a água ajuda a decompor a comida em pequenos pedaços conseguindo, assim, que nosso corpo a absorva corretamente, adquira todos seus nutrientes, e facilitar a digestão. Desta forma, tendo em conta ambas as indicações podemos concluir que a resposta não se encontra no fato de beber, mas na quantidade de água que ingerimos enquanto comemos.

4

Chegados a este ponto podemos dizer que não faz mal beber água durante as refeições, o que pode chegar a prejudicar o nosso organismo é fazê-lo em quantidades excessivas e sem pausa. O mais recomendável é beber dois copos de água, inclusive três, quando comemos para facilitar tanto o ato de engolir a comida, como a dissolução de seus nutrientes e o consequente processo de digestão. A chave está em beber de forma pausada e em pequenas quantidades, não tudo de um gole só. Desta forma, não ocorreria nada se quiséssemos ingerir um pouco mais de água.

5

Quanto a beber água antes e após as refeições, a resposta é a mesma, desde que se faça de forma relaxada e moderada, não produz nenhum dano para o organismo. Por outro lado, é importante esclarecer que a água é um líquido que não engorda nem emagrece, já que não contém calorias. Por último, cabe destacar que beber a quantidade de água diária recomendada seguindo as indicações anteriores, ajuda a eliminar a retenção de líquidos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal beber água enquanto come?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Faz mal beber água enquanto come?

O que lhe pareceu o artigo?

Faz mal beber água enquanto come?
Imagem: minidetki.ru
Faz mal beber água enquanto come?

Voltar ao topo da página