menu
Partilhar

Para que serve café com limão

 
Por Juliana Ribeiro. 11 agosto 2022
Para que serve café com limão

De alguns anos para cá, cada vez mais pessoas são adeptas ao costume de tomar café com limão, uma mistura que pode parecer um pouco surpreendente, embora não seja tanto se levarmos em conta que espremer um pouco de limão no chá é uma prática dos mais tradicionais.

Então, por que é estranho fazer isso com café? Se você pensar bem, trata-se de combinar dois alimentos, o suco da fruta e os extratos do grão, com propriedades muito específicas, em uma única bebida que pode ser muito benéfica, embora as teorias que a atribuem 'super poderes' não tenham uma base científica que comprove das vantagens da junção. Diante da variedade de opiniões e possíveis dúvidas, no umCOMO falamos sobre para que serve café com limão.

Também lhe pode interessar: Para que serve a chia

Benefícios do café

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e, nos últimos anos, inúmeros estudos endossaram suas propriedades benéficas para a saúde. A cafeína que contém torna-o um poderoso estimulante do sistema nervoso e a esta ação devemos acrescentar a sua contribuição em substâncias antioxidantes. Entre os benefícios do café devem ser incluídos:

  • Reduz o risco de doenças ou acidentes cardiovasculares (como afirma o estudo realizado pelo National Institute of Health (NIH) dos Estados Unidos)[1].
  • Protege contra determinados tipos de diabetes.
  • Combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento prematuro dos tecidos.
  • Previne doenças do fígado.
  • A cafeína acelera o metabolismo, reativando a circulação sanguínea e promovendo a queima de gordura.
  • Estimula as secreções gástricas que protegem as paredes do estômago.
  • Suas propriedades vasodilatadoras ajudam a combater dores de cabeça e também promovem a manutenção adequada das funções cognitivas.

Aqui você pode saber mais sobre Quais são os benefícios do café com óleo de coco.

Para que serve café com limão - Benefícios do café

Benefícios do limão

Por sua vez, o segundo ingrediente do café com limão é o suco cítrico, fonte natural de vitamina C, que também confere à mistura os benefícios que ele contém, entre outros:

  • Poderoso diurético.
  • Antibiótico natural que fortalece o sistema imunológico, sendo eficaz no combate a processos infecciosos que podem afetar o organismo.
  • Sua fibra contribui para o metabolismo adequado das gorduras e ajuda a manter o colesterol no sangue sob controle.

Neste artigo você pode saber mais sobre Como emagrecer com limão.

Para que serve o café com limão

Tendo em conta as boas propriedades dos seus dois ingredientes principais, esta bebida, sem ser 'milagrosa', pode ser útil, não só como uma excelente bebida natural carregada de antioxidantes saudáveis. Entre os supostos benefícios de tomar café com limão em jejum, destacam-se:

Ajuda a purificar o corpo

O café com limão logo pela manhã pode funcionar como uma bebida desintoxicante, ajudando a eliminar gorduras e toxinas, favorecendo assim a perda de peso. Se está interessado nesta propriedade, recomendamos que leia este outro artigo sobre sucos desintoxicantes.

Aumento da taxa metabólica

A cafeína promove a termogênese, ou seja, o processo metabólico pelo qual o corpo se transforma e usa energia (calorias) para manter sua própria temperatura corporal. O metabolismo acelerado e o aumento da termogênese implicam em maior gasto calórico e maior queima de gordura armazenada. Neste artigo você pode ler sobre Como acelerar o metabolismo facilmente.

Fornecimento de nutrientes e bebida saciante

Da mesma forma, o café com limão pela manhã fornece micronutrientes importantes como: cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C para enfrentar o dia com sucesso. A fibra do suco de limão (natural e sem coar) também é uma boa aliada nas dietas de controle de peso.

Pele cuidada

As poderosas propriedades antioxidantes do café, proporcionadas pelo seu teor de polifenóis, juntamente com a vitamina C do limão, fazem desta bebida uma aliada da beleza quando se trata de manter a pele mais jovem e cuidada.

Corpo e mente ativos

O café é uma bebida estimulante, por isso tomá-lo com limão pela manhã ajudará a ativar o sistema nervoso, favorecendo uma boa atividade física e mental durante o dia.

Como beber café com limão

Preparar um café com limão não é nada difícil, pois basta adicionar uma ou duas colheres de suco de limão uma xícara de café com um pouco de açúcar ou sacarina, se quiser. A bebida pode ser tomada morna ou fria, como você preferir, e você também pode adicionar um toque de baunilha ou canela se gostar do sabor que essas especiarias doces proporcionam.

Em geral, se o seu objetivo é tomar café com limão para emagrecer ou purificar o corpo, o ideal é tomá-lo de manhã, em jejum, embora também possa tomá-lo como uma bebida leve e saudável ou com gelo, depois do jantar após uma refeição leve.

Café com limão realmente funciona?

É muito importante deixar claro que não há evidências científicas para apoiar a ideia generalizada de que o café com limão emagrece. Devemos insistir que as dietas ou produtos 'milagrosos' não funcionam corretamente (podem dar resultados no início e logo causam o efeito contrário ou outros efeitos indesejados, podem não funcionar diretamente, etc.) e levados ao extremo pode ser perigoso para a saúde. Uma alimentação variada e equilibrada, aliada a bons hábitos que incluem algum exercício e sono suficiente, é a única forma saudável de manter o peso adequado.

Dito isso, é verdade que tanto o café quanto o limão são alimentos com boas propriedades (dentro de uma dieta equilibrada), mas essas propriedades não aumentam quando tomadas juntas na mesma bebida. Café com limão em jejum provavelmente ajudará a limpar seu corpo e, se for bom para você, por que não tentar? Mas estar sempre ciente de que não é uma bebida mágica contra o excesso de peso e que tomá-la como regra, em quantidades excessivas e em vez de outros alimentos (como um café da manhã saudável) não é uma boa ideia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve café com limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Referências
  1. Rodríguez-Artalejo F, López-García E. Coffee Consumption and Cardiovascular Disease: A Condensed Review of Epidemiological Evidence and Mechanisms. J Agric Food Chem. 2018 May 30;66(21):5257-5263. doi: 10.1021/acs.jafc.7b04506. Epub 2018 Jan 10. PMID: 29276945. National Institutes of Health (NIH) | Turning Discovery Into Health. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29276945/

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Para que serve café com limão
1 de 2
Para que serve café com limão

Voltar ao topo da página