Partilhar

Quais são as causas da angina de peito

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são as causas da angina de peito

Quando as artérias que vão para o coração se obstruem de forma parcial é quando ocorre a angina de peito que costuma aparecer quando uma pessoa realiza um esforço superior ao habitual e seu coração é incapaz de suportar o aumento da irrigação sanguínea. Há diferentes modos de tratar a angina de peito, como há diferentes causas e fatores que podem levar a sofrer desta doença do coração.

Em umComo indicamos a você quais são as causas da angina de peito para que as conheça e possa mudar alguns hábitos de vida que podem acarretar esta doença.

Também lhe pode interessar: Sintomas da angina de peito

Doenças das artérias do coração

Uma das causas da angina de peito mais frequentes é que as artérias do coração estejam com alguma doença que impeça a irrigação do sangue normal do que uma pessoa precisa. Esta obstrução das artérias pode dever-se ao colesterol, que é a causa mais frequente, ou a outras doenças menos comuns das artérias.

Para evitar ter arteriosclerose, isto é, as artérias infectadas, é importante gozar de uma vida saudável e aprender a reduzir o colesterol. Também é importante aprender como reduzir o colesterol na alimentação e quais são os melhores exercícios para o colesterol.

Anomalias no funcionamento do coração

A angina de peito também pode aparecer em uma pessoa porque o coração não funciona como que deve funcionar. Há uma grande quantidade de doenças do coração que fazem com que o funcionamento deste órgão não seja normal e, portanto, aumentam a propensão a sofrer de uma angina de peito.

Por exemplo, uma das doenças que mais pode causar angina de peito é a taquicardia de ritmo elevado, já que pode fazer com que a irrigação sanguínea funcione rápido demais e traga como consequência o ataque da angina de peito. Nestes artigo de umComo contamos a você como tratar a taquicardia e como controlar a taquicardia.

Doenças no sangue

Como já dissemos, a angina de peito origina-se porque as artérias do coração se obstruem parcialmente, portanto, outra das causas da angina de peito é ter uma doença no sangue que impeça o fluxo normal do sangue em nosso corpo.

Doenças como as anemias, nas quais falta hemoglobina, fazem com que não se chegue a transportar o oxigênio suficiente aos órgãos e, portanto, podem causar o aparecimento de uma angina de peito. Neste artigo contamos a você como saber se você tem anemia e te damos alguns conselhos sobre como se alimentar quando se tem anemia.

Fatores de risco da angina de peito

Sem que sejam consideradas causas da angina de peito, existem alguns fatores ou hábitos de vida que podem levar a sofrer desta doença do coração. Entre os mais comuns encontram-se:

  • Praticar exercício físico além das suas possibilidades: fazer com que seu coração precise de mais sangue ou oxigênio do que o normal pode levar as artérias do coração a obstruírem-se e, portanto, ao surgimento da angina de peito.
  • Receber uma notícia muito emocionante: as emoções são as encarregadas de produzir descargas de adrenalina e podem sobrecarregar o funcionamento do nosso órgão vital.
  • Uma alimentação com gorduras e colesterol: como dissemos antes, uma das causas da angina de peito pode ser a obstrução que o colesterol provoca em nossas veias. Portanto, caso se tenham maus hábitos alimentares, estes podem incidir diretamente sobre o desenvolvimento da angina de peito.
  • Estar em um ambiente muito frio: sabe-se que o excesso de frio no corpo pode provocar que as artérias se contraiam naturalmente e, portanto, chegue menos irrigação sanguínea ao coração.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da angina de peito, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são as causas da angina de peito

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as causas da angina de peito
Quais são as causas da angina de peito

Voltar ao topo da página