PARTILHAR

Como curar a periodontite com remédios caseiros

Como curar a periodontite com remédios caseiros
Imagem: cdz.es

A periodontite é uma doença bucal que consiste na inflamação e infecção dos tecidos periodontais (ligamentos e ossos que seguram o dente). Pode ser crônica ou agressiva e, se não for tratada como é devido, pode dar lugar à perda dos dentes. A causa principal é o aparecimento de placa bacteriana. Se esta não for eliminada, as bactérias e toxinas regeneram-se e as gengivas começam a inflamar, dando lugar à primeira fase da doença, a gengivite. Se a inflamação não for tratada, a gengivite derivará na doença periodontal. A melhor forma de curá-la é seguindo o tratamento de um odontologista. No entanto, este pode ser complementado com alguns remédios caseiros que podem ajudar você a acelerar o processo. Se quiser saber como curar a periodontite com remédios caseiros, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Como curar a otite com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

A alimentação é básica tanto para prevenir o aparecimento de doenças periodontais como para tratá-las se já tiverem surgido. Neste sentido, os alimentos antibacterianos são perfeitos para eliminar o excesso de placa bacteriana e fortalecer nossas gengivas. Os mais adequados são os ricos em vitamina C, D, betacarotenos e cálcio. Estes alimentos contam com propriedades antioxidantes que permitem a reparação do tecido conectivo e ajudam a curar a periodontite. Assim, se você tem esta doença, aumente seu consumo de cítricos, produtos lácteos, verdura, frutas secas e cereais como a aveia.

Como curar a periodontite com remédios caseiros - Passo 1
Imagem: hogarutil.com
2

Alguns óleos essenciais são altamente benéficos para o cuidado das gengivas, bem como para curar a doença periodontal. Especialmente os óleos de árvore de chá, o de cravo-da-índia e o de tomilho contam com propriedades antibióticas e antissépticas muito boas para a cura tanto de gengivite quanto da periodontite. Escolha o que mais gostar e aplique uma gota em sua escova de dentes ou diretamente sobre suas gengivas e massageie-as com cuidado. Faça-o duas vezes por semana.

Como curar a periodontite com remédios caseiros - Passo 2
3

Massagear as gengivas inflamadas e infectadas ajuda a estimular a circulação do sangue e a diminuir a dor provocada pela periodontite. Assim, além dos óleos essenciais, você também pode utilizar as folhas de alecrim esmagadas para fazer massagens suaves nas gengivas. O aloe vera é uma das plantas com mais propriedades medicinais e, por isso, também é eficiente no tratamento da periodontite. Portanto, você também pode utilizar sua polpa para massagear suas gengivas.

Como curar a periodontite com remédios caseiros - Passo 3
4

Os enxágues bucais caseiros podem ajudar você tanto a curar a doença periodontal como a preveni-la. Depois de escovar os dentes, faça enxágues com vinagre de maçã, já que suas propriedades antibacterianas favorecerão a eliminação da placa. Uma preparação caseira muito eficiente é misturar água, sal e camomila ou sálvia. Faça gargarejos com este enxágue caseiro após cada lavagem e você verá como, pouco a pouco, a placa diminui ou não aparece se for usado em modo de prevenção.

Como curar a periodontite com remédios caseiros - Passo 4
Imagem: salud180.net
5

É muito importante seguir o tratamento médico indicado por seu dentista, caso contrário os remédios naturais não terão efeito. Você deve ter em conta que os remédios caseiros por si só não curarão sua periodontite, devem ser apenas um complemento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a periodontite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
ANTONIO CARLOS ALVES COUTINHO
É possível reverter a perda óssea, devido a periondontite?
Marli
eu tbm tenho fiz a raspagem e estou usando óleo de girassol para bochecho tive uma melhora
manoel messias cardoso de oliveira
gostei muito, me ajudou bastante a indicação do tratamento contra gengivite!
ADERCIO JOSE DIAS
eU QUERO CURAR COM REMÉDIOS CASEIROS
ANA AMELIA
adorei as informações, meu sobrinho que está passando por isso. obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Que bom que as dicas foram úteis. Continue seguindo o umCOMO :)
Neusa
O alecrim macerado sal e azeite de oliva aquecidos e colocados em cima na gengiva onde ta o dente com a periodontite, surte efeitos milagrosos! Bochechos com o chá de manjericão e tomilho, também pegar 10 folhinhas do manjericão diariamente mastigar e engolir principalmente quando for dormir ajudam muito na reparação tecidual que a periodontite causa e tira a inflamação ou a infecção. fazer até sentir a melhora ok?
simone gonçalves da silva
,eu tenho de 6 em seis meses tenho que estra indo no dentista,Sera com esses comlementos , melhora, mesmo
juscineia
como curar a periodontite
Editor umComo.com.br
Oi Juscineia! Você testou as dicas do texto?
A sua avaliação:
Moysés Assis
Ótima matéria! Pelo q ouvi do meu dentista, a periodontite ñ tem cura, mas tratamento. Outro disse q é enxugar gelo. Já fiz raspagens, q dizem ser o único tratamento. Vou seguir pra ver! Bom dia!
A sua avaliação:
Carlos
Misturar água, sal e camomila e fazer o bochecho ajuda a curar a periodontite?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! Pode ajudar sim, tal como explicamos no passo 4.
A sua avaliação:
Ernani Kopper
A periodontite é uma das piores doenças bucais em idosos, quais os medicamentos caseiros mais apropriados para ajudar na cura deste maldito mal que nos assola a saudê bucal.
A sua avaliação:
paulo franco
que alimento faço para minha mae que esta com periodontite e nao quer comer esta ficando muito fraca
A sua avaliação:
maria elena de sa
queria saber com qual posso fazer gargarejo ou massagear minha gengiva ja estou fazendo tratamento mas gostaria de algumas dicas fico no aguardo
A sua avaliação:
Luzinete Rios
À todos, uma excelente matéria, até porque estou com este tipo de enfermidade bucal. Parabéns e Sucesso!
Um abraço, Luly
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luzinete! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Desejos de rápidas melhoras :)
A sua avaliação:
Mario Sevciuc
Olá , tenho periodontite. Fiz limpeza há 5 meses mas continuei fumando e estou vendo q tem novos dentes ficando moles. Faço nova limpeza ? Existe como fixar os dentes? obrigado
A sua avaliação:
HELOISA
MINHA FILHA JA FAZ ACOMPANHAMENTO COM DENTISTA, MAS GOSTO DE USAR REMEDIOS CASEIRO
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Heloisa! Pode complementar o tratamento caseiro com esses remédios sim. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras para sua filha!
Maria Dalva ferreira
O vinagre qual a função dele contra a periodontite?o tratamento e muito caro?
Marcelo
Olá! Fiz o procedimento de raspagem da periodontite na arcada superior e inferior, mas o sangramento continua. Escovo os dentes sempre que como alguma coisa, passo fio dental 2x por dia, uso escova uni tufo e enxaguante oral. Não resolve. O que posso fazer? Estou muito preocupado!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcelo! Se o sangramento continua, então o melhor é mesmo voltar no dentista. Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
andrea
Tratamentos caseiros nao resolvem o problema.Procurem um especialista se nao quiserem ter o problema agravado..
Queila
Oi tenho alguns dentes moles e já perdi um... se tomar cálcio ajudaria no tratamento????
Como curar a periodontite com remédios caseiros
Imagem: cdz.es
Imagem: hogarutil.com
Imagem: salud180.net
1 de 5
Como curar a periodontite com remédios caseiros

Voltar ao topo da página ↑