Outras ervas medicinais

Óleo de brahmi - como usar?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 fevereiro 2020
Óleo de brahmi - como usar?

Brahmi, ou Bacopa monnieri, é uma planta reconhecida por pequenas flores brancas ou violetas da medicina indiana ayurveda e indicada por suas propriedades medicinais e também para o auxílio de problemas relacionados a ansiedade e estresse. A medicina ayurvédica baseia-se em proporcionar equilíbrio em diferentes aspectos do ser humano, incluindo corpo e alma, sendo o uso de plantas calmantes um dos recursos para os tratamentos. Cúrcuma, Centella Asiática, Bacopa monnieri, dentre outras plantas fazem parte da tradição indiana nessa medicina secular, passada de geração em geração. Uma das formas de utilizar o brahmi é através do óleo de Brahmi. Se você se interessa pelo tema, o umCOMO reuniu informações sobre Óleo de Brahmi - como usar?

Também lhe pode interessar: Andiroba: benefícios e como usar

Índice

  1. Óleo de Brahmi
  2. Óleo de Brahmi para os cabelos
  3. Como usar óleo de Brahmi na pele
  4. Óleo de Brahmi para acalmar
  5. Como fazer óleo de Brahmi
  6. Onde comprar óleo de Brahmi?

Óleo de Brahmi

O óleo de Brahmi é preparado como infusão da sua planta e misturado com um óleo de base, já que ele apenas concentrado fica muito forte. O conhecimento de base desse óleo vem da medicina Ayurvédica que, tradicionalmente, foi passada oralmente de geração em geração. Mas a ciência clássica também já estudou os efeitos da planta e obteve resultados significativos no tratamento de condições como ansiedade, depressão, demência e problemas de memória e funções cognitivas, vide bibliografia.

As propriedades do óleo de Brahmi já conhecidas são:

  • Adstringente
  • Alivia o estresse
  • Ameniza ansiedade
  • Anticaspa
  • Antimicrobiano
  • Analgésico
  • Anti-úlcera
  • Anti-inflamatória
  • Antioxidante
  • Contra asma
  • Ansiolítico
  • Ativa a circulação sanguínea
  • Calmante/sedativo natural
  • Combate a queda de cabelo
  • Combate insônia
  • Melhora o estado de atenção
  • Melhora a saúde do fígado
  • Trabalha a memória

Como o óleo de Brahmi é conhecido para distintas funções e situações, existem diferentes maneiras de usá-lo- O umCOMO te ensina agora as maneiras mais conhecidas de utilizar o óleo de Brahmi.

Óleo de Brahmi para os cabelos

Você pode encontrar o óleo de Brahmi em lojas de produtos naturais ou até mesmo produzir em casa (tutorial no final do artigo) se você tiver acesso à planta, uma vez que ela é natural da Índia e não é tão comum de ser encontrada no Brasil.

O óleo de Brahmi no couro cabeludo é conhecido como um tônico capilar que estimula o crescimento do cabelo. Há quem diga que este é o segredo das indianas para que o seu cabelo cresça rapidamente e seja tão bonito. O óleo de Brahmi no couro cabeludo deve estar sempre diluído em algum óleo base como óleo de amêndoas ou óleo de coco.

  1. Jogue uma quantidade correspondente a uma mão cheia do óleo de Brahmi na sua cabeça e não se preocupe em não lambuzar o cabelo, ele também tem efeito hidratante.
  2. Massageie o seu coro cabeludo com o óleo fazendo movimentos circulares e dando batidinhas leves com as pontas dos dedos nas regiões massageadas;
  3. Deixe agir por 15 minutos;
  4. Enxágue e lave o cabelo normalmente;
  5. Repita esse procedimento semanalmente.

Como usar óleo de Brahmi na pele

O uso do óleo de Brahmi na pele deve ser feito por massagens localizadas sobre a região afetada. Como ele tem muitas funções, as técnicas de massagem escolhidas devem estar de acordo com a região do corpo. De qualquer forma, o óleo de Brahmi também deve ser diluído em outros óleos bases.

Na dúvida sobre qual tipo de massagem fazer, você pode tentar a massagem ayurvédica, que faz parte da mesma linha indiana e utiliza óleos. Para os diferentes usos do óleo de Brahmi, recomendamos as seguintes técnicas utilizando o óleo como lubrificante para a massagem:

Confira uma técnica de massagem no vídeo abaixo:

Óleo de Brahmi para acalmar

Os efeitos calmantes, antiestresse e ansiedade do óleo de Brahmi podem ser conseguidos através da própria massagem, como já comentado. Ainda assim, eles também podem ser queimados em difusores de óleos essenciais.

Seu uso é indicado em momentos de meditação, relaxamento ou antes de dormir.

Óleo de brahmi - como usar? - Óleo de Brahmi para acalmar

Como fazer óleo de Brahmi

Por ser uma planta originária de Índia, nem sempre é fácil encontrar Brahmi em qualquer loja de produtos naturais. Ainda assim, pode-se encomendar a planta pela internet ou em lojas de produtos indianos. Outra opção é já comprar o óleo pronto, igualmente recomendado.

Para fazer óleo de Brahmi em casa, recomenda-se a proporção de 1 litro de um óleo base da sua preferência e 800ml de de água para cada 100 g de folhas de Brahmi:

  1. Em uma panela ou caneca, adicione as folhas de Brahmi na água, coloque para ferver e preste atenção na altura da água;
  2. Quando você perceber que o nível da água já diminuiu 1/4 em comparação com a altura inicial, adicione o óleo base na água ainda fervendo;
  3. Quando toda a água evaporar e sobrar apenas o óleo, apague o fogo e deixe essa mistura em repouso por 24 horas;
  4. Passado o tempo, coe o óleo e ele já está pronto para uso. Recomenda-se armazená-lo em um frasco de vidro escuro.

Onde comprar óleo de Brahmi?

O óleo de Brahmi já pode ser encontrado em alguns estabelecimentos brasileiros como farmácias e lojas de produtos naturais, mas o mais garantido é procurar diretamente em lojas de produtos indianos ou especializados em Ayurveda. Se eles não tiverem o produto, é bem possível que saibam te indicar onde conseguir.

Outra opção quase sempre garantida é adquirir pela internet na Amazon ou Mercado Livre.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Óleo de brahmi - como usar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos

  • O uso oral do óleo de Brahmi não é recomendado a não ser que seja por especialistas. Seu consumo pode ter efeitos colaterais como vômito, diarreia e em grandes quantidades ser tóxico.
  • Também não se recomenda o uso do óleo para grávidas, lactantes e pessoas que fazem tratamentos hormonais (incluindo a pílula anticoncepcional).
Bibliografia
  • CALABRESE, Carlo et al. Effects of a standardized Bacopa monnieri extract on cognitive performance, anxiety, and depression in the elderly: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. The journal of alternative and complementary medicine, v. 14, n. 6, p. 707-713, 2008. Disponível em: <https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/acm.2008.0018/> Acesso em 13 de fevereiro de 2020.
  • FAROOQUI, Akhlaq A. et al. Ayurvedic medicine for the treatment of dementia: mechanistic aspects. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, v. 2018, 2018. Disponível em: <https://www.hindawi.com/journals/ecam/2018/2481076/>. Acesso em 13 de fevereiro de 2020.
  • AGUIAR, Sebastian; BOROWSKI, Thomas. Neuropharmacological review of the nootropic herb Bacopa monnieri. Rejuvenation research, v. 16, n. 4, p. 313-326, 2013. Disponível em: <https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/rej.2013.1431/>. Acesso em 13 de fevereiro de 2020.
  • JAIN, Pushpendra Kumar; DAS, Debajyoti; JAIN, Puneet. Evaluating hair growth activity of herbal hair oil. International Journal of PharmTech Research, v. 9, n. 3, p. 321-327, 2016. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/46604070/321-327V9N3PT.pdf?response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DEvaluating_Hair_Growth_Activity_of_Herba.pdf&X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A%2F20200213%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20200213T121313Z&X-Amz-Expires=3600&X-Amz-SignedHeaders=host&X-Amz-Signature=9a46e637beeeea265d57c5fc228a049798d9c72100924f8f45e9fea83c799bba/>. Acesso em 13 de fevereiro de 2020.

Vídeos relacionados com Óleo de brahmi - como usar?

1 de 3
Vídeos relacionados com Óleo de brahmi - como usar?
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Mari Masgrau
Onde posso comprar o verdadeiro óleo de Brahmi , aqui no Brasil ?
Editor umComo.com.br
Oi, Mari. Lojas de produtos indianos são o lugar mais provável de encontrá-los.
Geovana
Qual a proporção para a diluição, por exemplo, com o óleo de coco? Obrigada!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Geovana. Você pode usar a quantidade de óleo de coco recomendada neste artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-usar-o-oleo-de-coco-no-cabelo-2837.html
e misturar com 1 colher de chá de óleo de Brahmi.
A sua avaliação:
ROSIJONIA DE OLIVEIRA
GOSTARIA DE SABER ONDE COMPRAR OLEO DE BRAHMI PARA USAR NO CABELO. OBRIGADA
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Olá, Rosijonia. Você pode procurar em lojas de produtos indianos ou em sites de compra online como Mercado Livre ou Amazon.
francilene sousa
onde posso encontrar óleo de brahmi no brasil
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Francilene, você pode procurar em lojas de produtos naturais ou comprar pela internet.
1 de 2
Óleo de brahmi - como usar?