Esclerose subcondral - tratamento e causas


Esclerose subcondral - tratamento e causas

A esclerose subcondral é uma doença que tem impacto sobre os ossos das pessoas que têm artrites, especificamente na zona das articulações. A esclerose subcondral provoca dor nas articulações e dormência devido a um aumento da massa da densidade óssea de uma camada fina de osso abaixo da cartilagem da articulação. Esta doença é crônica e dolorosa, é muito fácil de detectar e tem uma variedade de tratamentos. Por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe um pouco mais sobre a esclerose subcondral, os seus tratamentos e causas.

  • Tratamento da esclerose subcondral


    Os tratamentos da esclerose subcondral podem ser variados dependendo da zona de tratamento e da intensidade, de seguida enumeramos alguns, mas lembramos que deverá ser sempre um médico a dizer qual o tratamento a fazer:

    • Exercícios físicos como natação e bicicleta estática.
    • Redução do peso corporal.
    • Fisioterapia.
    • Eletroterapia.
    • Terapia do movimento.
    • Próteses.
    • Terapias térmicas.
    • Acupuntura.
    • Ozonoterapia.
    • Adicionar na dieta alimentar glucosamina, condroitina e metil sulfonil metano.
    • Exercícios para fortalecer e alongar os músculos que suportam as costas.
    • Evitar a má postura e a mecânica corporal inadequada.
  • Sintomas da esclerose subcondral


    Quando a cartilagem do acetábulo e da cabeça femoral diminuem de altura, produz-se esclerose subcondral, que é uma forma de reações ósseas devido à falta de cartilagem hialina. Aos 55 anos, podem observar-se ulcerações e erosões que deixam o osso subcondral sem cobertura cartilaginosa, sem que haja nenhuma alteração patológica conhecida, apenas devido ao uso (envelhecimento das articulações). Outro sintoma da esclerose subcondral é a diminuição da altura da cartilagem devido a fenômenos degenerativos, que resulta no estreitamente do espaço articular, que nas radiografias aparece com uma linha nítida mais branca (maior densidade óssea), na área de maior pressão e áreas hipodensas chamadas geodos, tanto no corpo como na cabeça femoral.

  • Sinais externos da esclerose subcondral


    A esclerose subcondral é um sinal radiológico, que é mostrado nos raios das articulações; que é o resultado de uma resposta reativa do osso e que se manifesta com o aumento da densidade óssea do osso subjacente à cartilagem articular (que está imediatamente abaixo da articulação).

    É típico da artrose, mas também pode ocorrer noutras doenças. A artrose é uma doença degenerativa que afeta principalmente as articulações móveis (anca, coluna, mão, joelho) e é produzida pela alteração das propriedades da cartilagem e do osso subcondral, é o resultado de um conjunto de múltiplas doenças com manifestações idênticas e principalmente do desgaste articular devido à idade.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a esclerose subcondral - tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de A artrite e a dor nas articulações ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre esclerose subcondral - tratamento e causas:


6 comentários


15-12-2014 disse:
fui diagnosticada por retificação da lordose, discopatia com esboços osteofiticos, esclerose subcondal,enfim ,sinto dores muito fortes, tenho 55 anos mas tirando as dores no mais estou bem. posso ficar sem andar?
12-05-2014 disse:
estou muito amedrontada..pois tenho medo de ficar sem andar .. tenho esclerose no dois lado da bacia.
25-04-2014 disse:
Eu fiz um tac as articulacoes sacro iliacas e deu esclerose subcondral devo ir a um especialista terei artrite reumatoi
23-11-2013 disse:
Vou completar 60 anos dia 28.11, me acho linda, elegante, porém sinto dores por todo o corpo, choro com facilidade e sou muito alegre, sou social. Agora descobri que estou com esclorose. Gostaria de saber da terapia medicamententosa, pois a saúde esta deficênte, já procurei ajuda ajuda e eles dizem que é frimialgia e pronto. Tinha um exame aqui em casa e não prestei atenção antes, pois estava tomando medicamentos controlados para a depressão, pedi para a médica que mudase a terapia para eu melhorar, ela mudou, estou mais atenta, mas tenho dificuldade para me comunicar e entender no trabalho e atualmente faço faculdade de pedagogia, 3º semestre. Podem me ajudar?
15-10-2013 disse:
esta doença dá direito á reforma por invalidez
17-08-2013 disse:
foi me diagonosticado alguns problemas na coluna e um deles é incipientes fenomenos de esclerose subcondral das articulaçoes interapofisárias posteriores eu ga«ostava de saber o que significa e que metodos existem para o tratamento ,eu tenho 31 anos de idade.
Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências