Esclerose subcondral - tratamento e causas


Esclerose subcondral - tratamento e causas

A esclerose subcondral é uma doença que tem impacto sobre os ossos das pessoas que têm artrites, especificamente na zona das articulações. A esclerose subcondral provoca dor nas articulações e dormência devido a um aumento da massa da densidade óssea de uma camada fina de osso abaixo da cartilagem da articulação. Esta doença é crônica e dolorosa, é muito fácil de detectar e tem uma variedade de tratamentos. Por isso, em umComo.com.br explicamos-lhe um pouco mais sobre a esclerose subcondral, os seus tratamentos e causas.

  • Tratamento da esclerose subcondral


    Os tratamentos da esclerose subcondral podem ser variados dependendo da zona de tratamento e da intensidade, de seguida enumeramos alguns, mas lembramos que deverá ser sempre um médico a dizer qual o tratamento a fazer:

    • Exercícios físicos como natação e bicicleta estática.
    • Redução do peso corporal.
    • Fisioterapia.
    • Eletroterapia.
    • Terapia do movimento.
    • Próteses.
    • Terapias térmicas.
    • Acupuntura.
    • Ozonoterapia.
    • Adicionar na dieta alimentar glucosamina, condroitina e metil sulfonil metano.
    • Exercícios para fortalecer e alongar os músculos que suportam as costas.
    • Evitar a má postura e a mecânica corporal inadequada.
  • Sintomas da esclerose subcondral


    Quando a cartilagem do acetábulo e da cabeça femoral diminuem de altura, produz-se esclerose subcondral, que é uma forma de reações ósseas devido à falta de cartilagem hialina. Aos 55 anos, podem observar-se ulcerações e erosões que deixam o osso subcondral sem cobertura cartilaginosa, sem que haja nenhuma alteração patológica conhecida, apenas devido ao uso (envelhecimento das articulações). Outro sintoma da esclerose subcondral é a diminuição da altura da cartilagem devido a fenômenos degenerativos, que resulta no estreitamente do espaço articular, que nas radiografias aparece com uma linha nítida mais branca (maior densidade óssea), na área de maior pressão e áreas hipodensas chamadas geodos, tanto no corpo como na cabeça femoral.

  • Sinais externos da esclerose subcondral


    A esclerose subcondral é um sinal radiológico, que é mostrado nos raios das articulações; que é o resultado de uma resposta reativa do osso e que se manifesta com o aumento da densidade óssea do osso subjacente à cartilagem articular (que está imediatamente abaixo da articulação).

    É típico da artrose, mas também pode ocorrer noutras doenças. A artrose é uma doença degenerativa que afeta principalmente as articulações móveis (anca, coluna, mão, joelho) e é produzida pela alteração das propriedades da cartilagem e do osso subcondral, é o resultado de um conjunto de múltiplas doenças com manifestações idênticas e principalmente do desgaste articular devido à idade.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a esclerose subcondral - tratamento e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de A artrite e a dor nas articulações .

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre esclerose subcondral - tratamento e causas:


                

5 comentários


12-05-2014 graciana disse:
estou muito amedrontada..pois tenho medo de ficar sem andar .. tenho esclerose no dois lado da bacia.
25-04-2014 Sndra Rodrigues disse:
Eu fiz um tac as articulacoes sacro iliacas e deu esclerose subcondral devo ir a um especialista terei artrite reumatoi
23-11-2013 Maria de Fátima Cesário disse:
Vou completar 60 anos dia 28.11, me acho linda, elegante, porém sinto dores por todo o corpo, choro com facilidade e sou muito alegre, sou social. Agora descobri que estou com esclorose. Gostaria de saber da terapia medicamententosa, pois a saúde esta deficênte, já procurei ajuda ajuda e eles dizem que é frimialgia e pronto. Tinha um exame aqui em casa e não prestei atenção antes, pois estava tomando medicamentos controlados para a depressão, pedi para a médica que mudase a terapia para eu melhorar, ela mudou, estou mais atenta, mas tenho dificuldade para me comunicar e entender no trabalho e atualmente faço faculdade de pedagogia, 3º semestre. Podem me ajudar?
15-10-2013 miguel disse:
esta doença dá direito á reforma por invalidez
17-08-2013 daniela silva disse:
foi me diagonosticado alguns problemas na coluna e um deles é incipientes fenomenos de esclerose subcondral das articulaçoes interapofisárias posteriores eu ga«ostava de saber o que significa e que metodos existem para o tratamento ,eu tenho 31 anos de idade.
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Dicas de costura Veterinário Experiências