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Como recuperar o apetite

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como recuperar o apetite

Está sentindo que ultimamente não tem vontade de comer? Se sentir os sintomas da falta de fome, você deve solucioná-los e descobrir por que está sem apetite. Ainda que a priori possa não parecer importante, este problema pode provocar danos em seu organismo ou ser o sintoma de alguma condição que convém detectar. No umComo.com.br queremos solucionar e explicamos como recuperar o apetite de maneira saudável. Caso além da perda de fome você tenha sintomas como vômitos, perda de peso acelerada ou fadiga, não hesite em procurar seu médico.

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Passos a seguir:
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Comer bem, além de ser um grande prazer, é sinônimo de boa saúde. Ainda que a perda de apetite possa ocorrer devido a diversas causas, desde ficar apaixonado até o estresse do trabalho, deve sempre separar um pouco de tempo para ingerir bons alimentos que ajudem você a se manter saudável, enérgico e ativo. Por isso, se você perceber uma perda de interesse em comer, deverá regularizar seu apetite.

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Algo tão comum como um resfriado, dor de estômago ou outros transtornos mais graves como a irritação dos intestinos, úlceras ou indigestões, podem provocar uma perda contínua de apetite. Nestes casos, você deve recorrer ao seu médico para que lhe receite uma dieta leve e adequada ao seu mal-estar.

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Outra causa da perda de apetite é o fator emocional: o estresse, a fadiga, a ansiedade ou uma depressão podem desencadear uma incorreta alimentação. Você deve tentar corrigir os maus hábitos alimentares para não acabar por perder o entusiasmo por comer, ainda que seja pouco. Para estes casos aconselha-se tomar chás: de menta, gengibre, funcho, canela ou camomila, pois são perfeitos para aliviar nossos intestinos e suprir a falta de alimentos.

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Por outro lado, o consumo excessivo de álcool, café ou cigarros também pode aumentar a perda de apetite. Estes tipos de produtos enganam nosso cérebro e reduzem os sentidos de paladar e olfato, por isso, reduzir o seu consumo aumentará sem dúvida o interesse pela comida.

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Os melhores alimentos para ativar o apetite são aqueles ricos em zinco, potássio e magnésio, bem como os que contêm vitamina B e C. A seguir damos-lhe alguns conselhos para aumentar o apetite.

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Comer muito, mas em poucas quantidades, é uma boa maneira de recuperar seu apetite. Pense que se estiver em uma situação de desinteresse alimentar, os grandes e abundantes pratos provocarão ainda mais rejeição. Para começar, você deverá evitar os pratos de massa, arroz, pão ou batata, isto é, de carboidratos.

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Inclua alimentos com um alto teor de fibra em sua dieta. No entanto, se você deixou de comer durante um tempo por falta de apetite, deve saber que estes alimentos podem provocar gases e flatulência, por isso deverá consumi-los aos poucos. Em nosso artigo alimentos ricos em fibra você poderá encontrar algumas alternativas.

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Praticar exercício diariamente provocará um aumento de apetite em você. Caminhar, nadar, correr ou os exercícios aeróbicos e cardiovasculares são os melhores para queimar calorias e ter mais fome. Pense que para fazer esporte você precisará de energia, e só a conseguirá comendo.

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Por último, recomendamos evitar ou limitar todas aquelas bebidas gasosas e doces, pois também transmitem uma mensagem enganosa ao nosso organismo fazendo nos sentirmos satisfeitos rapidamente. Para recuperar seu apetite é melhor beber depois de comer.

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Lembre-se de fazer uma dieta saudável e equilibrada, comer pouco, mas de maneira contínua, e praticar um pouco de atividade física, com estas dicas você poderá recuperar seu apetite aos poucos. Pense que deve levar a vida com mais calma e que comer é fundamental para nos mantermos saudáveis e podermos ser bem-sucedidos no nosso dia a dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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