Posições para dormir

Faz mal dormir de bruços?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Faz mal dormir de bruços?
Imagem: singingthroughtherain.net

A postura na hora de dormir tem uma importância vital pelo fato de ser um dos fatores que determinarão um correto descanso. Deste modo, cada pessoa tem suas preferências e costumes na hora de conciliar o sono, mas a verdade é que nem todas as posições são recomendadas pelos especialistas, e que algumas podem inclusive causar problemas de saúde. Por exemplo, comumente surge a dúvida a respeito de se faz mal dormir de bruços, por isso em umComo queremos dar uma resposta e explicar mais a respeito desta questão. Continue lendo este artigo e descubra se sua posição para dormir é ou não a mais adequada.

Também lhe pode interessar: Como evitar dormir de bruços
Passos a seguir:
1

O fato de dormir de bruços nos obrigará a manter o pescoço virado para poder respirar durante toda a noite, o que implica que nossa curvatura cervical seja modificada de forma antinatural. Do mesmo modo, também aumentará a curvatura lombar ao manter-nos deitados para baixo.

Faz mal dormir de bruços? - Passo 1
Imagem: fissioterapia.blogspot.com
2

A médio-longo prazo, dormir de bruços pode causar problemas e dores musculares no pescoço e nas costas, de modo que esta posição nos deixa mais vulneráveis a sofrer de problemas cervicais como a cervicalgia ou tendinite, bem como também lombalgias e problemas em outros músculos e ligamentos.

3

Por outro lado, o fato de dormir nesta posição exercerá pressão do nosso peso contra a caixa torácica, o que pode nos dificultar a respiração e, portanto, deveremos realizar um esforço excessivo para conseguir respirar corretamente.

4

Quanto a se faz mal dormir de bruços estando grávida, a resposta também é afirmativa. É que durante a gravidez recomenda-se dormir de lado para não exercer pressão sobre a barriga; sugerimos que consulte nosso artigo a respeito de como dormir melhor durante a gravidez para ter bons hábitos e descansar corretamente.

Faz mal dormir de bruços? - Passo 4
Imagem: vivemujer.cl
5

É por isso que dormir de bruços é a posição menos recomendada, e médicos e especialistas recomendam evitar dormir deste modo. Caso já esteja acostumado a dormir nesta posição, sugerimos que consulte o nosso artigo sobre como evitar dormir de bruços.

6

Caso tenha problemas para dormir, em umComo damos uma mão e explicamos para você:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal dormir de bruços?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: singingthroughtherain.net
Imagem: fissioterapia.blogspot.com
Imagem: vivemujer.cl
1 de 3
Faz mal dormir de bruços?