Piercing para enxaqueca (daith piercing) é eficaz?
Uma das grandes preocupações hoje é saber se o piercing para enxaquecas é eficaz, pois é uma opção que muitas pessoas recorrem, principalmente quando sofrem de fortes dores de cabeça que parecem não parar com nenhum dos tratamentos. O piercing para enxaqueca também é conhecido como piercing daith, sendo necessário esclarecer que não se trata de acupuntura. Além disso, não existem evidências científicas suficientes que comprovem a sua eficácia, por isso nenhum profissional de saúde irá recomendá-lo. Isso também ocorre porque o uso de piercing para enxaqueca pode desencadear efeitos colaterais adversos e levar a infecções e até necrose.
A seguir, no umCOMO, contaremos mais sobre se o piercing para enxaqueca é eficaz?, por que seu uso não é recomendado e quais perigos podem surgir com seu uso.
Qual é o piercing para enxaqueca
O daith piercing começou a ser usado em 2015, quando o Dr. Thomas Cohn, especializado no tratamento da dor, começou a sugerir em seu site que, se você perfurasse a cartilagem da orelha, no mesmo local em que as agulhas são colocadas quando a acupuntura é aplicada, as enxaquecas podem melhorar significativamente.
Segundo os praticantes dessa terapia alternativa, a dor de cabeça diminui, pois, aparentemente, o nervo vago está envolvido. Contudo, não existem estudos formais que demonstrem, do ponto de vista científico, a sua eficácia. Embora se enfatize uma suposta semelhança com a acupuntura, não é a mesma coisa, na verdade o piercing da enxaqueca causa danos ao ponto que recebe o estímulo.
Além disso, é preciso ter em mente que as dores de cabeça podem ter diversas causas, como estresse, cansaço, má postura, interação de diversos medicamentos, entre outras. Já a enxaqueca ocorre quando a dor de cabeça é recorrente e com intensidades que variam de moderada a pulsante.
Na Espanha, a Sociedade Espanhola de Neurologia indicou que pelo menos 5 milhões de pessoas sofrem de enxaquecas e 1,5 milhões deste grupo sofrem na sua forma crônica. É diante desse desespero que muitos recorrem a terapias alternativas, como o piercing, que é colocado na cartilagem, especificamente sobre o canal auditivo, no ouvido interno, por isso a pessoa pode sentir mais dor, já que não é a mesma coisa que colocar um piercing em uma parte macia do corpo. A cicatrização desse tipo de piercing para enxaqueca pode levar de 4 meses a 1 ano.
Piercing para enxaqueca funciona?
Grande parte da comunidade científica aponta que não há evidências de que o piercing para enxaqueca funcione, portanto você não encontrará estudos acadêmicos que comprovem o contrário. Em relação à acupuntura, também faltam estudos acadêmicos que sustentem sua eficácia, mas, de qualquer forma, são dois procedimentos distintos, pois, com o primeiro, exerce-se pressão sobre um ponto, enquanto com a perfuração o ponto estimulado é destruído.
Quem afirma ter sentido alívio das enxaquecas com o uso do piercing daith pode na verdade ser devido a um efeito placebo, ou seja, não é uma eficácia real, mas sim uma avaliação subjetiva, o paciente está convencido de que esta opção traz um efeito eficaz.
Por outro lado, muitos especialistas alertam que hoje há muita intrusão nas ciências médicas, pois há muitas pessoas que fazem cursos de curta duração e passam a se autodenominar homeopatas ou acupunturistas, o que não confere nenhuma autoridade na área médica.
Perigos do piercing para enxaqueca
O piercing para enxaqueca tem certas consequências, pois pode causar infecções ou complicações, principalmente se quem o implanta não o fizer com precisão, por se tratar de uma técnica invasiva. A cartilagem é muito sensível e pode aparecer necrose na orelha, dano que não pode ser reparado e se deve à má circulação nesta área.
Se uma pessoa sofre de enxaqueca, o melhor é consultar um neurologista, que é o especialista mais adequado e, se os tratamentos não funcionarem, poderá encaminhar o paciente para outros tipos de consultas ou para a unidade de cefaleias.
Agora que você sabe se piercing para enxaqueca é eficaz, também pode estar interessado nestes artigos sobre Tipos de piercing na orelha e Como saber se um piercing está infectado.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Piercing para enxaqueca (daith piercing) é eficaz?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.